Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Casos de dengue aumentam 340% em maio, com relação à média dos meses anteriores

sex, 10 de junho de 2022 08:04

Da Redação

Apesar do aumento de casos, o município não registrou nenhum óbito em maio

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, divulgou que até o dia 7 de junho foram registrados 81.916 casos prováveis (casos notificados fora os descartados) de dengue, sendo que 41.361 casos foram confirmados para a doença, havendo 23 mortes e 49 óbitos sob investigação.

Com relação à Chikungunya, foram apontados 7.140 casos prováveis, sendo que 3.323 foram confirmados. Até o momento, não há nenhum óbito confirmado por Chikungunya no estado e um segue sob investigação.

No que diz respeito ao vírus Zika, foram registrados 73 casos prováveis, sendo 12 confirmados. Também não há óbitos por Zika em Minas Gerais até, o momento.

Em Araguari, segundo os dados da Secretaria de Saúde, até o mês de abril houveram 200 notificações de dengue no município (uma média de 50 por mês), onde 40 foram confirmadas.

Já o mês de maio apresentou cerca de 186 notificações, sendo 34 positivas. Esse número é igual a 85% dos casos registrados nos 4 primeiros meses do ano.

Vale destacar, que a população pode prevenir a proliferação do mosquito transmissor, através de medidas simples, como: eliminação de objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e plantas.

A dengue causa um grande impacto social, pois a pessoa precisa de atendimento médico e em alguns casos de hidratação.

O coordenador do controle de Zoonoses em Araguari, Euzébio Santos disse que o fumacê está passando onde a contaminação está mais elevada. A finalidade é controlar o índice de infestação. Além disso, a secretaria intensificou as ações de campo.

Outros pontos que necessitam ser destacados é que os principais focos do Aedes aegypti são encontrados nas residências e que o fumacê passa apenas em locais que tenham focos do Aedes ou algum caso de dengue confirmado, sendo preciso que os moradores deixem as portas e janelas das residências abertas para melhores resultados.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: