Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Pergunte ao Doutor (27/04)

qua, 27 de abril de 2022 09:39

1- O que é Maio Roxo?

O mês de maio está chegando e servirá como alerta para a conscientização de doenças inflamatórias intestinais. Criada pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), a campanha Maio Roxo ressalta a importância do diagnóstico precoce.

A Doença Inflamatória Intestinal é um nome genérico dado para os tipos de doença que acometem o intestino e têm caráter inflamatório. São três os tipos de A Doença Inflamatória Intestinal : a Doença de Chron (DC), aquela que acomete todo o sistema digestório; retocolite ulcerativa (RCU), que aparece no cólon; e a colite não classificada, que é uma colite grave com características sobrepostas das duas doenças.

 

2-Qual é a faixa etária mais acometida pela doença?

Mais de 5 milhões de pessoas são acometidas pelas Doenças Inflamatórias Intestinais no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, no Brasil, as Doenças inflamatórias intestinais (DII) atingem 13,25 em cada 100 mil habitantes, sendo 53,83% de doença de Crohn e 46,16% de retocolite ulcerativa.

As Doenças Inflamatórias Intestinais podem se apresentar em qualquer idade, sendo 5% em crianças menores de cinco anos e apenas 15% dos adultos são maiores de 60 anos. O diagnóstico na infância ou adolescência ocorre em 15 a 20% do total de casos. A Doença de Chron manifesta-se na infância ou adolescência em até 25% dos pacientes e a retocolite ulcerativa ocorre antes dos 20 anos entre 15 e 40% dos casos.

Essas doenças não são comuns em crianças. No entanto, nos últimos anos, vêm aparecendo cada vez mais cedo, até mesmo em algumas com menos de um ano. Isso pode, inclusive, dificultar o diagnóstico, já que podem ser confundidas na fase inicial com alergias alimentares

 

3-Quais são as causas ?

As Doenças Inflamatórias Intestinais ainda não tem causa definida, mas estudos indicam que podem estar associadas a fatores como consumo exagerado de comidas industrializadas e com alto índice de gordura, além de questões hereditárias, fatores genéticos, fatores ambientais e imunológicas. Por isso, são mais frequentes em países desenvolvidos e principalmente no mundo ocidental.

 

4-Quais são os sintomas ?

Entre os sintomas mais comuns das doenças inflamatórias intestinais estão diarreia (com pus, muco ou sangue), cólicas, gases, fraqueza, perda de apetite e peso e febre e se não for tratado precocemente pode gerar impacto nas atividades diárias

 

5- Como é realizado o tratamento?

O tratamento das Doenças inflamatórias intestinais (DII) podem ser medicamentoso ou cirúrgico, variando conforme o tipo e a extensão da patologia. Por isso, é essencial que exista um comprometimento em discutir sobre os problemas que essas doenças causam. Para os pacientes e suas famílias, o diagnóstico correto e precoce é primordial, e em alguns pacientes pode ser necessária a confecção de estomas (bolsas coletoras de fezes).

 

6- Qual é a diferença entre Doença de Crohn e Retocolite ulcerativa ?

A doença de Crohn é uma inflamação crônica que pode ocorrer em qualquer parte do tubo digestivo, sendo mais comum na parte inferior do intestino delgado e intestino grosso. O diagnóstico é feito com exame de colonoscopia com biópsia. Outros exames como tomografia computadorizada, ressonância magnética e exames laboratoriais podem ajudar na identificação. Tabagismo e o histórico famíliar estão entre os fatores de risco.

A Retocolite ulcerativa é uma inflamação na mucosa do intestino grosso acompanhada de diarreia crônica com sangue e anemia. O diagnóstico também é realizado por colonoscopia com biópsia.

 

7 -As doenças inflamatóiras Intestinais são fatores de risco pra câncer colorretal ?

Estudos indicam que há maior risco de câncer colorretal em pacientes com doenças inflamatórias intestinais quando comparados à população em geral. Por isso, recomenda-se que pacientes diagnosticados sejam façam exames de colonoscopia periodicamente para diagnosticar e tratar lesões potencialmente cancerosas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: