Supir celebra avanços após um ano de criação
qui, 15 de maio de 2014 00:03Sendo a primeira referência para a região, a Supir vem orientando
outros municípios a aderirem políticas afirmativas
DA REDAÇÃO – No mês em que se comemora a Abolição da Escravatura no Brasil (13), a Superintendência de Igualdade Racial (Supir) e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial também celebram um ano de criação. Reivindicação antiga da população e constituída pela Prefeitura de Uberlândia, a Supir tem comemorado significativos avanços nas políticas públicas para igualdade racial.
Desde 2013, a superintendência realiza um trabalho conjunto com as cidades que compõem a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap) de sensibilização, com o intuito de apoiar a implantação de políticas afirmativas, criação de conselhos e trabalhos voltados à promoção da igualdade racial.
A Supir de Uberlândia, sendo única referência para a região, está cumprindo agendas orientando autoridades e sociedade civil destes municípios a aderirem tais políticas afirmativas. Como resultado deste processo, a cidade de Patos de Minas já deu posse a um conselho de Promoção da Igualdade Racial, e as cidades de Patrocínio e Araguari já estão em fase de conclusão para criação de conselhos. “Esta é uma oportunidade de formar multiplicadores. Assim como Uberlândia é referencia para todos os municípios, nossa intenção é que eles se organizem e possam cada vez mais crescer o processo”, afirmou o superintendente da Supir, Ramon Rodrigues.
O superintendente contou ainda que, dentro deste propósito, no dia 31 de maio, na Câmara Municipal de Uberlândia, a Supir vai promover um encontro entre as cidades já visitas para discutir os avanços sobre a criação dos conselhos e órgãos de promoção racial. Além disto, a Supir e o Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia (NEAB-UFU) firmaram uma parceria no mês de fevereiro deste ano para acompanhar o funcionamento do sistema de cotas raciais na Universidade Federal de Uberlândia.
Aprofundando os estudos em políticas afirmativas, a superintendência enviará este semestre para a Câmara Municipal de Uberlândia o Projeto Quesito Cor, que tem a função de direcionar ações institucionais utilizando a questão étnico-racial para o atendimento de demandas relativas à saúde, habitação, desenvolvimento social e cultura.
Segundo Ramon, os desafios ainda são muitos, mas o órgão tem desempenhado um papel importante para a população, já que o órgão é o elo entre a comunidade e a Prefeitura. “Temos muito a caminhar para dizer que vivemos numa sociedade justa e igualitária. Nosso papel é fortalecer a política de promoção a partir da análise dos avanços e desafios no contexto nacional. Discutindo e propondo mecanismos e arranjos institucionais da promoção da igualdade racial no município”, conclui.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- UEMG sob influência de decisão política sáb, 2 de maio de 2026
- MOMENTO BNI sex, 1 de maio de 2026
- Araguari fortalece atenção em saúde mental com capacitação de profissionais da rede básica sex, 1 de maio de 2026
- Alex Peixoto cobra transparência e critérios técnicos no recapeamento asfáltico em Araguari sex, 1 de maio de 2026
- Bombeiros intensificam orientações a banhistas no feriado prolongado sex, 1 de maio de 2026
- DA REDAÇÃO – 1 DE MAIO sex, 1 de maio de 2026
- Após sucesso em Monte Carmelo, Programa “Ela Por Inteiro” chega ao distrito de Celso Bueno sex, 1 de maio de 2026
- Expo Araguari 2026 arrecada 37 toneladas e faz história na região! sex, 1 de maio de 2026
- FURANDO A BOLHA – 1 DE MAIO sex, 1 de maio de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados entrega recuperação do antigo lixão municipal sex, 1 de maio de 2026
> > Veja mais notícias...
