Secretaria de Saúde inicia Campanha de vacinação contra gripe
ter, 5 de abril de 2022 08:05Da Redação

Campanha de Vacinação contra a Influenza começou ontem, 4.
No dia 31 de março, a Agência Minas divulgou o cronograma da campanha de vacinação, que de acordo com o Ministério da Saúde será realizado em duas fases. A primeira será voltada para os idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde, e terminará no dia 30 de abril. A segunda etapa começará no dia 2 de maio e terminará no dia 3 de junho, abrangendo: crianças com idades entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias (menores que cinco anos); gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança, salvamento e Forças Armadas; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
O Dia D, onde acontece uma mobilização em todo o território nacional está marcado para 30 de abril. Nesse dia, as crianças com idades entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias (menores que cinco anos) também devem receber o imunizante.
“Temos que reforçar que essa vacina é tão importante quanto as outras. As pessoas que já podem tomar devem procurar um serviço de saúde para garantirem a vacinação contra a influenza”, afirma o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
O ministro ainda destaca que essa vacinação também ajuda a reduzir a pressão sob o sistema de saúde. “A gripe leva a síndromes respiratórias graves e pode causar a morte. Então, as duas ações são fundamentais: a vacina da Covid e a vacina da gripe, para que consigamos ter menos pressão sob o sistema de saúde”, esclareceu, Queiroga.
Conforme a Secretaria de Estado de Minas Gerais, as pessoas que foram vacinadas contra a Influenza em 2021 e fazem parte de algum grupo prioritário da campanha de 2022, devem tomar o imunizante novamente.
A Secretaria de Saúde de Araguari, informou à reportagem da Gazeta que todas as unidades de saúde do município receberão as vacinas contra a gripe. Os araguarinos se vacinar de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
De acordo com a secretária de Saúde, Soraya Ribeiro, a imunização é de extrema importância, pois com a proximidade do inverno, as pessoas estão mais expostas a infecções virais. “A vacina protege contra três tipos de influenza: H1N1, H3N2 e Influenza B. O imunizante é o responsável por ativar nosso mecanismo de defesa contra os vírus”, explicou.
Vale lembrar, que o cidadão que quiser se vacinar precisa levar os documentos pessoais e o cartão de vacinação. Além disso, o Ministério da Saúde, autoriza que as vacinas da Covid-19 e da gripe podem ser aplicadas no mesmo dia. Antes, a orientação era que houvesse um intervalo mínimo de 14 dias entre as imunizações.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’ qua, 24 de junho de 2026
- Chuva forte pode atingir diversas regiões de Minas Gerais nesta quarta-feira qua, 24 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 24 DE JUNHO qua, 24 de junho de 2026
- Imepac abre inscrições para vestibular agendado online 2026.2 com oito cursos de graduação qua, 24 de junho de 2026
- FanFest Araguari recebe transmissão de Brasil x Escócia nesta quarta-feira (24) qua, 24 de junho de 2026
- Romaria: drogas são apreendidas durante abordagem da Polícia Rodoviária Estadual qua, 24 de junho de 2026
- Duplicação da BR-365: administradora da rodovia consegue licença ambiental qua, 24 de junho de 2026
- Abadia dos Dourados avança na coleta seletiva e mobiliza população por cidade mais sustentável qua, 24 de junho de 2026
- 21ª Despoluição do Rio Paranaíba reúne cerca de 1.000 participantes e retira quase 2 toneladas de resíduos qua, 24 de junho de 2026
- Festival faz sucesso em 13 municípios ter, 23 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...