Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Rede Municipal de Ensino inicia as atividades do PROGEA

sex, 1 de abril de 2022 08:03

Da Redação

O projeto tem o objetivo de estimular bons comportamentos socioambientais

A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Educação, estabeleceu uma parceria com Polícia Militar do Meio Ambiente, que se inicia com a aplicação do Programa de Educação Ambiental (PROGEA). As escolas contempladas nesse primeiro semestre foram: C.E.M. Maria de Fátima de Oliveira Moraes; C.E.M. Mário da Silva Pereira e C.E.M. Neusa Rodrigues Teixeira.

É importante ressaltar que o PROGEA também abrange o ensino estadual e nesse primeiro momento, os alunos da E.E. Antônio Nunes de Carvalho Filho puderam fazer parte do projeto.

Os militares do 2º Pelotão de Meio Ambiente de Araguari, sargento Wagner e cabo Talles, são os responsáveis por aplicar o programa, em Araguari e nos municípios vizinhos (Indianópolis, Estrela do Sul, Tupaciguara e Uberlândia).

O PROGEA busca consolidar os valores trabalhados pelo mediador (policial militar) durante os encontros, assim como valorizar o empenho dos estudantes. Ao mesmo tempo, o projeto reforça o apoio, não somente de policiais e professores, mas em especial dos próprios pais, cujo momento será propício para estreitar os laços com a comunidade local.

De acordo com o 2º Pelotão de Meio Ambiente de Araguari, o Programa de Educação Ambiental é coordenado pelo Comando de Policiamento de Meio Ambiente (CPMAMB) e possuí 10 encontros, onde um policial militar de meio ambiente juntamente com os estudantes debatem sobre temas relacionados ao meio ambiente. O programa é um trabalho sistemático, educacional, baseado na metodologia de “educação para o pensar”, em que os alunos adquirem ricas experiências em prol da conscientização ambiental.

Os primeiros encontros aconteceram entres os dias 15 e 25 de março. O intuito do projeto é estimular nos estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental, das escolas da rede regular de ensino a adoção de condutas socioambientais de preservação ambiental, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida.

O programa também contará com uma formatura, que representa o ponto mais alto de todo a trabalho. Essa formatura acontecerá depois da realização dos 10 encontros. Trata-se de um momento sublime e de grande expressividade não somente para os estudantes, mas também para todos envolvidos diretamente ou indiretamente no projeto.

No primeiro semestre de 2022, o 2º Pelotão de Meio Ambiente/ 9ª Cia MAmb contemplará aproximadamente 800 alunos de 11 escolas em 5 municípios da região.

“O conteúdo em si é voltado para consciência ambiental, onde o aluno aprende de forma teórica e também na prática, como agir diretamente no meio ambiente. Nossa ideia é contemplar todas as unidades educacionais da zona urbana e depois estender o projeto para as escolas da zona rural. É com muita satisfação que temos essa parceria”, destacou o secretário de Educação, Gilmar Chaves

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: