Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Quaresma: procura por pescados e ovos de Páscoa aumenta neste período

qui, 17 de março de 2022 09:40

Da Redação

 

No dia 2 de março, começou a Quaresma para os cristãos. Por ser um tempo de preparação, muitos fiéis enxergam a Quaresma como um ótimo momento para intensificar ações, como: jejum, caridade e oração. O objetivo de tudo isso é o fortalecimento da fé em Deus e o arrependimento dos pecados.

Nessa época o consumo de pescados aumenta, de modo especial nas duas semanas que antecedem a Páscoa. Isso acontece, pois, vários católicos e algumas outras comunidades cristãs, decidem trocar a carne vermelha pelo peixe, como um ato de penitência.

 

De acordo com Cleusa Aparecida Santana, gerente do Armazém do Peixe, o consumo de peixes não aumenta muito no início da Quaresma, as vendas permanecem quase iguais às de outras épocas do ano. “Nesse começo, a procura aumenta por causa dos quaresmeiros, essas pessoas geralmente deixam de comer carne vermelha nas quartas e sextas-feiras. Assim, fica maior a procura por filé de tilápia, pintado, dourado, entre outros. As vendas, normalmente se intensificam nas duas últimas semanas da Quaresma, quando há um aumento na procura por bacalhau” esclareceu Cleusa.

Conforme informações de um estabelecimento araguarino, especializado em comida japonesa, está difícil comprar pescados, por esse motivo houve um aumento considerável no preço da iguaria, o que inviabilizou o rodizio.

Outro item muito procurado nesse período do ano são os ovos de Páscoa. Conforme a tradição, eles simbolizam vida e renascimento, mas muitos consumidores não estão atentos ao significado e sim ao ato de saborear guloseima.

Segundo Marcelo Martins, comprador dos ovos de Páscoa, do Supermercado Badião Centro, a compra deste ano foi maior que a do ano passado, porém a indústria que fornece o produto, diminuiu o pedido para poder atender os demais estabelecimentos comerciais. Isso fez com que todos os comerciantes fossem atendidos, mas que a demanda não fosse completamente atendida.

“Acho que nesse ano vão faltar ovos de chocolate. As vendas ainda estão discretas, geralmente a procura é maior na última semana. Os consumidores que quiserem algo com o preço menor, podem optar por barras de chocolates e caixas de bombons” ressaltou Marcelo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: