Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura de Araguari reinaugura o CAPS Infanto-Juvenil

qua, 9 de março de 2022 08:09

Da Redação

 

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços de caráter assistencial, destinados ao atendimento de pessoas portadoras de algum tipo de transtorno psíquico grave ou persistente. Os CAPS possuem diferenças entre si pelo foco de público que atendem e conforme a extensão do seu território de abrangência.

Quando falamos sobre CAPS para crianças e adolescentes é preciso pensar na dimensão desse tema. Nessa faixa de idade são encontrados problemas de saúde como distúrbios invasivos do desenvolvimento, transtornos de conduta, ansiedade, depressão, uso abusivo de substâncias, além da violência e fragilidade social em que se encontram parte dessas crianças e adolescentes. Por esse motivo, ter um espaço que possibilite trabalhar de forma ampla todas essas questões é fundamental.

A reinauguração aconteceu ontem, 8.

 

Ontem, 8, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde reinaugurou o CAPS Infanto-Juvenil. O novo espaço está localizado na rua Josias Batista Leite, 169, bairro Bosque. O intuito do CAPS Infanto-Juvenil é disponibilizar assistência em saúde mental de qualidade e excelência técnica, visando o alívio do sofrimento psíquico, a superação do estado agudo da patologia e a retomada do desenvolvimento e do crescimento da criança e do adolescente.

De acordo com informações do secretário de Gabinete, Flávio Soares, o CAPS Infanto-Juvenil atende crianças e adolescentes com idades entre 0 e 18 anos. Até o momento cerca de 600 pessoas estão cadastradas.

Além de atender a população araguarina, o CAPS é pactuado para atender outros municípios da região, como: Monte Alegre; Tupaciguara; Cascalho Rico; Nova Ponte; Prata.

A estrutura do CAPS Infanto-Juvenil conta com uma equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeiro, pedagogo, técnicos de enfermagem, arteterapeuta.

O atendimento acontece de forma individualizada, sendo que os pacientes encaminhados ao CAPS possuem patologias em nível médio ou grave. As crianças e adolescentes não ficam internadas, mas conforme a gravidade do caso, o trabalho dos profissionais precisa ser realizado de uma maneira mais profunda, levando mais tempo para ser concluído.

Conforme informações da Secretaria de Gabinete, os casos mais leves são atendidos na Atenção Primária e cidade já contava com os trabalhos do CAPS Infanto-Juvenil, mas a reinauguração foi necessária para poder oferecer um espaço mais amplo para a população de Araguari e região e assim atender mais pessoas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: