Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Morre aos 93 anos ex-prefeito de Araguari Miguel Domingos de Oliveira

qui, 3 de março de 2022 08:33

Por Edmar César

Miguel Domingos de Oliveira, ao lado do primeiro Comandante do Batalhão Mauá em Araguari, Coronel Ênio dos Santos Pinheiro, em 1965, na estação ferroviária da Estrada de Ferro de Goiás

Na madrugada deste último dia de fevereiro do corrente ano, 28, morreu, aos 93 anos de idade, em Anápolis-GO, Miguel Domingos de Oliveira, ex-prefeito de Araguari por dois mandatos: de 1963 a 1965 e de 1993 a 1996.

Miguel Domingos de Oliveira, conforme informações, estava em casa quando sentiu, à noite, fortes dores e, por volta das 22h, de 27 de fevereiro, foi internado no Ânima Centro Hospitalar de Anápolis, onde foi atendido e, às 4h da manhã, desta segunda-feira, 28, veio a falecer, devido a um infarto. O velório do ex-prefeito de Araguari foi realizado em Anápolis, cidade em que residia há alguns anos com sua esposa Nilcéa e demais familiares. O enterro do corpo de Miguel Domingos de Oliveira ocorreu à tarde desta segunda-feira,28, no Cemitério Memorial Parque da cidade goiana.

Natural de Araguari, nascido em 16 de janeiro de 1929, filho do casal João da Silva e Oliveira, guarda-livros, e Francisca Mascia de Oliveira, casado com a Sra. Nilcéa Leli Barbosa Oliveira, Miguel Domingos de Oliveira foi um dos mais conhecidos, visionários e atuantes políticos de Araguari e da região, escrevendo irretocável histórico no qual estão registrados grandes feitos e conquistas para a cidade de Araguari que permanecem até hoje com sua assinatura de influente e respeitado político que foi.

De origem simples, marcada pelo esforço e trabalho da família, desde tenra idade arregaçou as mangas e se atirou aos estudos e ao trabalho com dedicação e a determinação de sempre, destacando-se em tudo que fazia.

Passou pelos bancos escolares do Sagrado Coração de Jesus, da antiga Escola de D. Zulmira, Grupo Escolar Raul Soares, Colégio Santa Therezinha, Colégio Regina Pacis, Escola Técnica de Comércio Machado de Assis, onde concluiu o Curso de Contabilidade, em 1948, e, por fim, pela Faculdade de Direito de Uberlândia.

Sempre ligado aos movimentos estudantis da época, já se destacando com seu espírito de liderança, foi pioneiro e um dos fundadores da União do Estudantes de Araguari – UEA, assinalando seu nome como o primeiro presidente daquela entidade estudantil.

Segundo registros históricos, o jovem Miguel Domingos de Oliveira, em 1946, aos dezessete anos de idade, trabalhou para o Frigorífico Pampa de Uberlândia e um ano depois, em 17 de janeiro de 1947, iniciou sua promissora carreira bancária como contínuo da Agência do Banco do Brasil e, gradativamente, devido à sua capacidade de trabalho e inteligência, foi sendo promovido, galgando destaque ao longo dos anos. Em Araguari, fundou a antiga Associação Profissional dos Bancários, a qual se transformou em Sindicato dos Bancários, onde foi presidente por quatro anos.

O irrequieto e dinâmico Miguel, além de contabilista, bacharel em direito, bancário, empreendedor na área ruralista, foi também radialista, sendo, por um bom tempo, responsável pelo programa “A Crônica do Dia”, pela então Rádio Cacique de Araguari, chegando a instalar uma tribuna em defesa do direito do cidadão.

Destacou-se, ainda, como diretor de pessoal da Transbrasil S/A, em São Paulo, onde prestou relevantes serviços, por uma década, naquela empresa de aviação, vindo, posteriormente, a participar do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias

Seu pendor pela política começou desde cedo, nos bancos escolares, nos grêmios estudantis, no jornalzinho da UEA e outros jornais e informativos, nos sindicatos das classes que sempre defendeu e representou. E, foi assim que, aos 29 anos de idade, em 1958, ingressou no Partido Trabalhista Brasileiro – PTB. Naquele mesmo ano foi eleito vereador, integrando a Câmara Municipal de Araguari por quatro anos, de 1958 a 1962.

Seu trabalho incansável e dedicado como representante do povo e sua defesa pelas bandeiras voltadas às políticas públicas e à valorização dos trabalhadores fizeram com que ele fosse transferido do plenário da Câmara Municipal de Vereadores para a Prefeitura Municipal, como chefe do poder executivo de Araguari, em 1963.

Miguel foi o primeiro prefeito de Araguari durante o regime militar, iniciado em 1964 no Brasil, período em que foi o responsável pela transferência da sede do 2º Batalhão Ferroviário – Batalhão Mauá, para o município. Sua luta incansável pela causa merece destaque e deve ser enaltecida pelos araguarinos, pois, em 10 de maio de 1965, instalava-se, graças a Miguel Domingos de Oliveira, em Araguari, uma das organizações militares elite da arma de Engenharia do Exército Brasileiro, responsável por obras rodoferroviárias, edificações militares e obras de engenharia em geral.

Dentre várias outras conquistas durante sua gestão, destaca-se a instituição do Brasão e da Bandeira do Município, em 22 de julho de 1966 e a criação da Fundação Municipal de Ensino – FUME, ocasião em que foi instituído o curso superior em Araguari.

A primeira gestão do Prefeito Miguel foi de 31 de janeiro de 1963 a 30 de janeiro de 1967, ao lado do amigo o vice-prefeito Milton de Lima Filho. Depois de longos vinte e seis anos de seu primeiro mandato, Miguel Domingos de Oliveira volta em cena e vence mais uma eleição, administrando Araguari por mais quatro anos, tendo como vice-prefeito o médico Dr. José Antônio Tomé.

Seu último cargo na política ocorreu treze anos depois de seu segundo mandato, em 9 de outubro de 2009, aos 80 anos de idade, quando tomou posse, no governo do prefeito Marcos Coelho, como Secretário de Serviços Urbanos e de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Pelo seu dinamismo, pelos relevantes serviços prestados como homem público, presidente de entidades, sindicatos, enfim, pelo seu trabalho em prol à comunidade em geral, Miguel Domingos de Oliveira recebeu inúmeras condecorações e homenagens, dentre elas: Honra ao Mérito de várias instituições, Medalha do Pacificador, Medalha Santos Dumont, Medalha Tiradentes e tantas outras.

Com certeza, Miguel Domingos de Oliveira jamais será esquecido pelo valoroso homem público que foi ao longo de toda sua trajetória, tanto na vida política como na vida pessoal.

2 Comentários

  1. sergio disse:

    Pessoa excelente, além de tio um excelente amigo e companheiro em todos os sentidos.
    Tenho saudades de suas brincadeiras.
    A esposa dele tia Nilcea excelente pessoas, assim como suas filhas Yara Marcia e Ana Carolina.
    Grande abraço
    Sergio

  2. Joaquim David Diniz disse:

    Miguel foi um anjo que esteve em Araguari por muitos anos,

Deixe seu comentário: