Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

PRF flagra transporte irregular de bovinos na BR-050

sex, 18 de fevereiro de 2022 08:00

Da Redação

Flagrante se deu na tarde anteontem

Na última quarta-feira, 16, durante fiscalização no posto da Polícia Rodoviária Federal, trecho entre Catalão e Araguari, agentes abordaram três caminhões boiadeiros. Durante vistoria, eles desconfiaram da documentação apresentada pelos condutores destes veículos.

 

Segundo informado, 116 animais bovinos estavam nos caminhões. Os motoristas entregaram nota fiscal e guia de trânsito de animal – GTA, que são documentos necessários para o transporte, porém se encontravam em rota contrária do percurso autorizado.

 

Diante desse cenário, os policiais rodoviários federais solicitaram apoio da Agrodefesa e Receita Estadual, que teriam confirmado a fraude. Os documentos apresentados foram desconsiderados e os responsáveis pelos animais multados em mais de 50 mil reais para cada veículo pelos órgãos envolvidos.

 

De acordo com a legislação brasileira, além dos documentos básicos, do motorista e do veículo, para o transporte de bovinos são também necessários os documentos dos animais, dentre eles: as guias de trânsito de animal (GTAs), as notas fiscais do produtor (com informações sobre a origem e o destino dos animais) e, em alguns casos, os documentos de identificação animal. Há ainda situações em que são exigidos outros documentos, como por exemplo atestados de sanidade específicos. Todos eles devem ser providenciados com antecedência

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: