Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2026 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (27/01)

qui, 27 de janeiro de 2022 08:40

LIRAa

A prefeitura de Araguari, por meio do departamento de Zoonoses e da Secretaria de Saúde, efetuou um levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). O relatório mostra o índice de infestação do mosquito em todo município. A pesquisa foi realizada nas últimas semanas, onde a cidade de Araguari registrou chuvas fortes e altas temperaturas, período propício para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Zica e Chikungunya. Na edição de amanhã, 28, a Gazeta trará todas as informações desse levantamento.

 

AVANÇO

A partir de hoje, 27, crianças de 10 anos sem comorbidades também estão incluídas no processo de imunização em Araguari. A vacinação para este público acontece na UBSF Paraíso, das 8h às 16h. Crianças com comorbidades de 5 a 9 anos continuam sendo imunizadas, no mesmo local.

 

MAIS DOSES

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou ontem, 26, a distribuição da quarta remessa de vacinas da Pfizer pediátrica. Ao todo, serão distribuídas 160 mil doses do imunizante destinadas à aplicação da primeira dose (D1) a aproximadamente 12% das crianças de 5 a 11 anos de Minas Gerais. Para Araguari, serão repassadas 810 doses do imunizante.

 

ALERTA

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) de ontem, 26, trouxe um novo recorde no Estado. Nas últimas 24h, foram 36.383 novos casos positivos para o coronavírus. O Estado nunca tinha registrado mais do que 30 mil diagnósticos. O recorde, até então, era do último dia 19, quando 27.683 mineiros foram positivados para a doença. Em Araguari, os números continuam altos, registrando, ontem, mais 193 casos confirmados.

 

 

ÓBITOS

Já em relação a óbitos, nas últimas 24h, em Minas Ferais, foram registradas mais 62, o que faz o número ultrapassar as 57 mil vidas perdidas desde o início da pandemia. Em Araguari, o boletim epidemiológico voltou a apontar um óbito para a doença: homem, residente em Araguari, 82 Anos, apresentava doença neurológica crônica.

 

SEGUE O BAILE

Por enquanto, não há previsão de que o início do ano letivo seja adiado em escolas da rede estadual devido ao aumento de casos de Covid-19. A informação é da superintendente regional de Ensino, Vânia Célia Ferreira, que posicionou que o Estado segue com a programação para o retorno presencial a partir do dia 7 de fevereiro. A superintendente ressaltou que ainda é aguardada uma nova avaliação do cenário da pandemia no fim de janeiro e na próxima semana, mas a perspectiva é de que a volta às aulas presenciais deve ser mantida.

 

LÁ VEM ÁGUA

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para chuvas intensas em 302 cidades de Minas Gerais. As tempestades podem ocorrer até o dia de hoje, 27, e Araguari está relacionada nesta lista. O alerta é para chuvas de até 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Ainda de acordo com o instituto, em 37 cidades também é esperada queda de granizo, inclusive em localidades do Triângulo Mineiro.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: