Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Parque dos Ferroviários: obras no local são iniciadas e primeira etapa deve revitalizar os telhados

ter, 25 de janeiro de 2022 09:35

Da Redação

Reforma dos telhados de estruturas do Parque dos Ferroviários são urgentes, diz prefeitura.

A atual gestão municipal tem dado atenção especial para reformas e para a implementação de melhorias, especialmente no que diz respeito à estrutura física e à infraestrutura da prefeitura de Araguari.

As obras no chamado “Parque dos Ferroviários”, que foram iniciadas neste mês de janeiro, após emissão da Ordem de Serviço no último dia 10, seguem a todo vapor e devem trazer melhorias para a estrutura do local. O parque é compreendido pelo Palácio dos Ferroviários e por todo o complexo de edificações e espaços que fazem parte da área. O Parque dos Ferroviários foi criado pela Lei nº 6496 de setembro de 2021.

Conforme as informações da gestão, a obra de restauro dos telhados das edificações está sendo realizada. “No ano passado, 2021, fizemos estudos relativos às obras que seriam necessárias, o que precisávamos fazer, as etapas a serem cumpridas, dentre outros”, explica Diogo Machado, presidente da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC). “Assim que o Comitê Gestor do Parque foi criado já foram iniciados os estudos sobre o uso das áreas e os projetos necessários”, acrescentou.

De acordo com Diogo, ainda em 2021, com o início da época de chuvas, foi identificada a necessidade emergencial de realizar uma obra de restauração dos telhados, o que começou a ser feito em neste mês. “Entendemos que não adianta restaurar os prédios sem antes fazer os telhados”, explicou.

As estruturas identificadas como mais urgentes para a revitalização são: o Protocolo, antiga telegrafia; o prédio do próprio Palácio dos Ferroviários e o local da tipografia, onde hoje fica a Secretaria Municipal de Obras. As estruturas devem receber a substituição dos telhados com o restauro da drenagem pluvial, além de renovar o madeiramento e as telhas. “Vale lembrar que obras em patrimônios históricos são muito complexas, pois há uma série de detalhes que devem ser observados, por exemplo as diretrizes de tombamento e patrimoniais, que definem as intervenções que podem ser realizadas nessas edificações”, pontuou o chefe da FAEC.

A próxima etapa é a finalização das restaurações e a captação de recursos para as intervenções. O prazo previsto para esses acontecimentos é estimado para o início do mês de março. Ainda em março, a gestão espera que possa ser feita licitação das obras que visam a abertura do parque e a revitalização do palácio. “Alguns exemplos de melhorias que o parque trará será a reestruturação dos estacionamentos, pista de caminhada e ciclovia, áreas de lazer, as portarias de acesso, o percurso, dentre outros”, disse Diogo. “Trabalhamos para efetivar toda essa área como um grande espaço público para devolver à população um local histórico que tenha lazer, entretenimento, espaços de convivência e esportivos”, finalizou.

1 Comentário

  1. Luiz Roberto Ferreira Gonçalves disse:

    Vocês podem esclarecer quais são os prédios que compõem o parque Ferroviário? Nesse artigo parece que trata apenas da antiga Estação Ferroviária., e as outras instalações tais como: Oficinas Gerais, Depósito de manutenção das locomotivas, até mesmo um carro de passageiros que se encontra lá dentro, a Escola Profissional, o Hospital Ferroviário , a Gráfica entre outras antigas repartições também fazem parte do Parque Ferroviário???

Deixe seu comentário: