Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Covid-19: vacinação de crianças com comorbidades em Araguari começa hoje

ter, 18 de janeiro de 2022 08:06

Da Redação

 

Crianças com comorbidades são priorizadas nesta etapa da vacinação

 

Muitos especialistas já falam sobre a Covid-19 como estando em sua etapa final. Os indícios são de que a pandemia causada pela doença não deva voltar a apresentar quadros assustadores novamente e que ela deve se tornar mais ‘leve’ nos próximos meses.

Boletim epidemiológico municipal divulgado nesta segunda-feira, 17.

 

As notícias positivas e a baixa quantidade óbitos causados pelo coronavírus se devem à vacinação contra a doença, que avança em todo o mundo e chega agora à fase pediátrica.

Seguindo a determinação do Governo do Estado Minas Gerais, a prefeitura de Araguari, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia hoje, 18, a vacinação de crianças entre 5 e 12 anos, que será realizada das 8h às 16h, na Unidade Básica de Saúde do bairro Paraíso.

O município segue as diretrizes do Plano Estadual de Imunização, priorizando as crianças com comorbidades nesta etapa da campanha. A patologia deve ser comprovada por meio de exames (com laudo médico, constando CRM e assinatura do profissional), receitas médicas, relatório médico ou prescrição médica.

No entanto, o cadastro para vacinação contra Covid-19 de crianças de 5 anos de idade até 11 anos, 11 meses e 29 dias, com e sem comorbidades já está disponível no site da prefeitura: araguari.mg.gov.br.

 

Para que a criança seja vacinada é obrigatório apresentação de Cadastro de Pessoa Física – CPF, ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Para as crianças que não possuem CPF, os pais são orientados a procurem por uma agência dos Correios e providenciar a confecção do documento. Já o cartão do SUS pode ser feito em qualquer Unidade de Saúde de referência.

 

Para ter acesso à imunização, a criança deve, obrigatoriamente, estar acompanhada dos pais ou responsáveis. As crianças sem acompanhamento precisam de um ‘Termo de Autorização dos Pais’ devidamente registrado, que também se encontra disponível no site da prefeitura.

É importante ressaltar que a vacinação de crianças foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), fazendo parte do programa de imunização do Ministério da Saúde, e sendo avaliada por especialistas como segura e eficaz.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: