Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2026 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (13/01)

qui, 13 de janeiro de 2022 08:08

BONS RESULTADOS

Na tarde de ontem, 12, na sede Sicoob Aracoop, o prefeito Renato Carvalho (Republicanos) se reuniu com seu secretariado e diversas autoridades locais, apresentando resultados do primeiro ano de governo, principalmente relacionados aos lemas informatização e desburocratização. Dezenas de projetos executados durante o ano de 2021 foram citados, juntamente com os resultados adquiridos através deles. O que se deu pra ver é que, os projetos, encabeçados por diversas secretarias, realmente saíram do papel e foram proveitosos para a população araguarina.

 

PONTO FINAL

Por falar em Renato Carvalho, ontem, 12, em coletiva de imprensa, o mandatário descartou qualquer possibilidade de realização de festividades de carnaval promovidas pela prefeitura, em razão do crescimento de casos de síndromes gripais em todo país. “Não há a menor possibilidade nesse cenário em que estamos”, afirmou o prefeito.

 

SUSPENDEU

A prefeitura de Araguari realizaria ontem, 12, o segundo leilão no município. Na oportunidade seria feita a alienação de imóveis, distribuídos em oito terrenos localizados no distrito de Amanhece e no bairro Novo Horizonte. Por conveniência administrativa, conforme possibilitava o edital do referido leilão, houve a necessidade de declarar a suspensão dos trabalhos, visando a republicação do referido edital, com a designação de nova data.

 

ESTOQUE

Assim como esclarecido pela subsecretária da pasta da Saúde, Laura de Paula, em coletiva de imprensa, a procura pela vacina de covid-19 aumentou intensamente nos últimos dias, o que praticamente esgotou o estoque de doses da Pfizer, para doses de reforço. Para primeiras e segundas doses, ainda há estoque de outros imunizantes que continuarão ser aplicados. A previsão de chegada de mais doses da Pfizer é para a segunda quinzena de janeiro. A expectativa é que, nessa data, Araguari receba aproximadamente 4.500 doses do imunizante.

 

VACINAS PEDIÁTRICAS

A expectativa é que as vacinas para o público infantil também cheguem na segunda quinzena deste mês. A primeira remessa de vacinas pediátricas contra covid-19 deve chegar em nosso país hoje, 13. O lote, com 1,2 milhão de doses, fabricadas pela Pfizer, vai desembarcar no aeroporto de Viracopos, em Campinas, e de lá segue para distribuição aos estados e ao Distrito Federal.

 

SEGUE A VACINAÇÃO

Portanto, segue a vacinação contra Covid-19 no município, concentrada em três Unidades de Saúde: Paraíso, Gutierrez e Portal de Fátima, das 8h às 16h. Na UBSF Gutierrez estão sendo disponibilizadas as vacinas Coronavac de primeira e segunda dose para pessoas de 18 anos ou mais, Astrazeneca de segunda dose e Jannsen de reforço da dose única. Já na UBSF Portal de Fátima e UBSF Paraíso, a vacina disponível é a Pfizer de primeira dose para pessoas de 12 a 17 anos, segunda dose e dose de reforço para quem tomou a segunda dose há 4 meses. Lembrando que, o imunizante da Pfizer possui poucas doses disponíveis no município.

 

ENERGIA

As bandeiras tarifárias que incidem nas contas de energia dos brasileiros são definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Elas valem para todo o território nacional, sendo o mesmo valor aplicado para todos os consumidores no país. A Cemig explicou que a empresa não define quando ocorre a cobrança de bandeiras na conta de energia. Excepcionalmente, desde 1/9/2021 passou a vigorar a nova bandeira, denominada “escassez hídrica”. Essa cobrança vale para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional, de setembro de 2021 a abril deste ano, com exceção dos beneficiários da tarifa social. A bandeira escassez hídrica foi criada por determinação da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG) para custear os custos excepcionais do acionamento de usinas térmicas e da importação de energia.

 

NO OLHO DO FURACÃO

Natural de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, o deputado e pré-candidato à presidência André Janones, do Avante de Minas Gerais, foi denunciado à Procuradoria Geral da República (PGR) por um ex-assessor por suposta prática de “rachadinha”, encaixada como crime de peculato. O ex-assessor parlamentar Fabrício Ferreira fez a acusação ao órgão no último dia 29. Segundo o documento entregue à PGR, a operadora do esquema era a ex-assessora de Janones e atual prefeita de Ituiutaba (MG), Leandra Guedes. Supostamente, ela recolhia parte do salário do ex-assessor Alisson Camargos, atual secretário de Meio Ambiente da cidade. Em áudios gravados, Fabrício e Alisson falam abertamente sobre as devoluções de parte do salário.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: