Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Saúde: número de pacientes com síndromes gripais cresce em Araguari

qua, 5 de janeiro de 2022 13:41

Da Redação

Araguari registra centenas de casos de síndromes gripais.

A pandemia de Covid-19 em Araguari, por enquanto, segue controlada e tem indicadores epidemiológicos confortáveis para as autoridades sanitárias no município. Durante todo o último mês, dezembro, não foram registrados óbitos para a doença e os casos positivos caíram 79,37%.

Apesar disso, os gráficos mais recentes indicam um aumento nas notificações, ou seja, casos de síndromes gripais que não necessariamente sejam causados pelo coronavírus. Assim, é possível que a cidade esteja enfrentando um surto de gripe.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, tem sido notado um aumento na procura por atendimento médico por pessoas com sinais de síndrome gripal, em outras palavras, quadros virais causados, por exemplo, pelos vírus H1N1 e H3N2.

Em contato com a secretária interina da Saúde no município, Laura, foi informado à reportagem, nesta terça-feira, que os quadros de síndrome gripal que, na testagem, têm resultado negativo, recebem tratamento de gripe. “Os testes são feitos para diagnóstico da Covid-19. Em casos negativos, o indicado é o tratamento para influenza.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. O período de incubação dos vírus influenza é geralmente de 2 dias, variando entre um e quatro dias. Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática até formas graves.

A doença tem início, em geral, com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. O H3N2 é um dos subtipos de vírus que causam a influenza.

A vacina contra influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, além de contribuir na redução da circulação viral na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco

“Todos os casos de síndromes gripais seguem sendo notificados, independente se são Covid-19 [ou influenza]. […] temos atualmente apenas dois casos que testaram negativos para o coronavírus que estão internados em UTI. Já retiramos amostras para confirmação de caso de influenza bem como a identificação de qual tipo de vírus está circulando em nosso município”, esclareceu Soraya Ribeiro, chefe da Saúde em Araguari.

Ainda, a pasta informou que o Hospital de Campanha possui atualmente 19 leitos voltados para atendimentos de pacientes com síndromes gripais, seja Covid-19 ou influenza. No momento, ainda não há intenção de aumento na quantidade de leitos hospitalares na unidade, uma vez que a necessidade ainda não teria sido identificada.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: