Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (16/12)

qui, 16 de dezembro de 2021 09:17

SOLIDARIEDADE

No próximo sábado, 18, acontece no Ginásio da IMEPAC mais uma edição do Natal Solidário organizado pelo projeto social Araguari Solidária, que novamente vai trazer um pouco de alegria para pessoas carentes de nossa cidade. Parabéns aos organizadores!

 

OPORTUNIDADE

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística publicou edital de concurso para vagas temporárias do Censo 2022. Para o Triângulo Mineiro, existem diversas oportunidades.

 

AGORA VAI

O Governo Federal publicou edital de duplicação da BR-365, uma das mais importantes e movimentadas vias da região, e por sinal uma das mais perigosas. Vamos ver se agora sai do papel!

 

ATENÇÃO

A Secretaria de Educação realizou na última segunda-feira, 13, o sorteio para as vagas nos CEMs e CMEIs. As matrículas acontecem até o dia 21 de dezembro no próprio CEM ou CMEI que a criança foi contemplada. A lista completa está disponível no Facebook da Secretaria de Educação no link: https://www.facebook.com/educacaodearaguariemmovimento/?ref=page_internal

 

SAINDO NA FRENTE

A tecnologia 5G foi ativada ontem, 15, em Uberlândia e Uberaba. Junto com Franca-SP, os municípios são os primeiros a contar com o serviço no país. O sinal liberado para o uso comercial pela Algar Telecom é na frequência 2.3 GHZ. A empresa foi uma das vencedoras do leilão realizado em novembro deste ano. De acordo com a Algar Telecom, 22 bairros em Uberlândia e 13 em Uberaba foram contemplados inicialmente.

 

5G

A 5G é a nova geração de internet móvel, uma evolução da conexão 4G atual. A promessa é que ela trará mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzirá o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis. A prefeitura de Araguari também já iniciou preparação para receber a tecnologia.

 

NA CONTA

O Governo de Minas depositou ontem, 15, de forma integral, o 13º salário de todos os servidores ativos e inativos do Estado. A estimativa é que sejam injetados cerca de R$ 2,5 bilhões na economia mineira. Só em Belo Horizonte, o valor estimado da folha é de R$ 541 milhões, representando cerca de 98 mil pagamentos (esses dados não incluem o número de militares e pensionistas, que não são registrados separadamente por município). O pagamento integral do 13º salário para todos os servidores, sem atraso, ocorreu pela última vez em 2015. Somente em 2010 essa prestação foi depositada para o funcionalismo até o dia 15 de dezembro.

 

MUDANÇAS PELA PANDEMIA

Pesquisa recente mostra que, neste ano, mais pessoas estão trabalhando sem vínculos trabalhistas, como microempreendores individuais (MEIs) ou na informalidade em Minas Gerais. Somados, os percentuais de profissionais autônomos e de pessoas que atuam sem carteira assinada contabilizam 34,6% dos entrevistados. O índice supera a fatia de 27,9% de trabalhadores que ocupam cargos em regime conforme a lei trabalhista do Brasil (CLT). A busca por atuação fora do mercado convencional é uma saída para muitos, mesmo que represente a perda de alguns direitos trabalhistas, como o 13º. Ainda segundo a pesquisa, 37,8% das pessoas dos entrevistados não vão receber o benefício natalino.

 

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: