Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Covid-19: mais de mil cadastrados entre 21 e 28 anos de idade não tomaram nem a primeira dose em Araguari; mais de 3 mil tem segunda dose atrasada

qui, 25 de novembro de 2021 09:35

Da Redação

Deixar a pandemia causada pela Covid-19 no passado é um sonho que todas as pessoas compartilham atualmente. O contato social, o trabalho, as atividades conjuntas, os abraços e apertos de mão, o uso de máscaras faciais, o medo, são algumas das marcas que ficarão na memória após esse período.

Porém, é preciso lembrar que, por mais que tenha recuado e esteja sendo sufocada pela vacinação em massa, a pandemia de Covid-19 ainda não acabou. O sonho de ouvir as autoridades anunciando seu fim, entretanto, é um sonho possível, graças à ciência, que desenvolveu imunizantes contra a doença em tempo hábil.

Boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, 24.

 

A única forma de deixar todas as restrições da pandemia de Covid-19 no passado é, sem dúvida, se vacinando contra a doença, uma vez que enquanto os números não apontarem pelo menos 75% de pessoas imunizadas com segunda dose, não será possível determinar o fim do período pandêmico.

Em Araguari, segundo dados informados pela Saúde nesta quarta-feira, 24, exclusivamente à reportagem da Gazeta do Triângulo, muitas pessoas ainda não foram imunizadas contra o coronavírus, e muitas delas já poderiam ter recebido sua dose de proteção.

São 1.088 jovens entre 21 e 28 anos de idade que fizeram o cadastro (sem contar os que não se cadastraram), mas até hoje não receberam nem a primeira dose da vacina. Dos que receberam a D1, 3.228 estão com a segunda dose em atraso.

Quando se analisa um município do tamanho de Araguari com pelo menos 1.088 jovens entre 21 e 28 anos de idade que poderiam, mas não se imunizaram, levanta-se um dado preocupante.

Dentre as razões que podem levar uma pessoa, que tenha entre 21 e 28 anos de idade, a não se vacinar podem ser diversas: fake news, medo de efeitos colaterais ou mesmo acreditar que, por ser jovem, não precisa do imunizante – o que é um erro. Isso ocorre, em primeiro lugar, porque ao se imunizar, uma pessoa ajuda a criar a chamada ‘imunidade de rebanho’, que protege até mesmo aqueles que não podem se vacinar, como os recém-nascidos, por exemplo.

Além disso, acreditar que o fato de ser jovem é uma garantia contra a Covid-19 também é um erro. Os dados da Saúde em Araguari demonstram que nos últimos quatro meses houve 1.211 notificações de Covid-19 para o público entre 21 e 28 anos de idade. Foram 392 casos confirmados da doença para essa faixa etária durante o período. Ainda, 539 testaram negativo; já 280 notificados não quiseram realizar a testagem.

Os dados estatísticos levantados pelas autoridades sanitárias e epidemiológicas apontam que os jovens não estão imunes à doença, nem a seus sintomas e consequências. Por isso, é tão importante que todos se vacinem contra a Covid-19.

“É extremamente importante que todas as faixas etárias [que têm o imunizante disponibilizado] recebam a vacina. É a vacinação que tem proporcionado a segurança no retorno das atividades econômicas, escolares, dentre outros”, diz a Secretária Municipal de Saúde, Soraya Ribeiro, ao repórter da Gazeta do Triângulo nesta quarta-feira, 24. “Somos um país exemplar na campanha de vacinação em massa para o restante da população mundial”, acrescentou.

 

LOCAIS DE VACINAÇÃO

Para pessoas com 12 anos ou mais que recebem a primeira dose, das 8h às 16h: UBSF Paraíso, UBSF Brasília, Aeroporto Municipal.

Para quem recebe a segunda dose de Pfizer, vacinados até 04 de novembro, das 8h às 16h: UBSF Paraíso, UBSF Brasília, Aeroporto.

Reforço para pessoas com 18 anos ou mais vacinados com segunda dose há pelo menos cinco meses: UBSF Paraíso, UBSF Brasília e Aeroporto.

Segunda dose de AstraZeneca, para os vacinados até 30 de setembro e segunda dose de CoronaVac para os vacinados até 28 de outubro: Aeroporto.

É necessário realizar o cadastro no site da prefeitura para todas as pessoas que irão se vacinar com a primeira dose em: https://araguari.mg.gov.br/vacinacao-contra-a-covid-19.

Adolescentes sem a companhia de um dos pais ou responsável não serão atendidos. É essencial levar o cartão de vacinação e um documento de identificação com foto.

Araguari conta, até a última quarta-feira, 24, com 97.404 pessoas imunizadas com pelo menos a primeira dose da vacina contra o coronavírus.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: