Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Covid-19: Araguari acumula baixo número de contaminações e quase 100 mil vacinados

ter, 23 de novembro de 2021 08:40

Da Redação

No início do ano de 2020 foi decretada a pandemia mundial de coronavírus após o surgimento dos primeiros casos da Covid-19, no final do ano de 2019, se espalharem pelo mundo de forma incontrolável, causando milhões de mortes e desestabilizando sistemas econômicos.

O ano de 2020 trouxe muitos aprendizados enquanto especialistas desenvolviam uma vacina contra a doença e aprendiam a lidar com o vírus e suas variantes, que ainda hoje não são completamente previsíveis.

Neste ano de 2021, nos primeiros meses, a pior parte da pandemia tomou palco no mundo e, especialmente, no Brasil, deixando um rastro de óbitos diários assustador: a segunda onda da doença, entre fevereiro e maio, que foi devastadora.

Agora, se aproximando do último mês do ano, os índices nunca estiveram tão baixos e estáveis, especialmente no que diz respeito ao município de Araguari, que sofreu imensamente durante a segunda onda da doença, que impôs medidas drásticas para conter a quantidade de óbitos, como a adoção da Onda Roxa pelo Minas Consciente.

Já faz mais de dois meses que Araguari segue na Onda Verde do programa estadual. Há dias o município não registra óbitos e o número de leitos de UTI ocupados apontam 20% de sua disponiblidade. A cidade retoma aos poucos as atividades em sua normalidade e, para que a pandemia possa ser de fato considerada “um passado”, é preciso que todos completem o esquema vacinal.

De acordo com informações da Saúde, Araguari já tinha 97.404 munícipes imunizados com, pelo menos, a primeira dose da vacina contra Covid-19 nesta segunda-feira, 22. Constavam ainda quatro leitos de UTI ocupados, de 20 disponíveis. Nenhum óbito havia sido contabilizado, e não há casos confirmados nas últimas 48h.

É importante ressaltar que apenas com a população sendo imunizada com a segunda dose será possível o retorno completo à normalidade, inclusive com a desobrigação de máscaras faciais, como já acontece em diversos países pelo mundo, como é o caso de Portugal – caso de sucesso de vacinação e retomada da rotina tradicional.

Em termos de comparação, Araguari já chegou a registrar 30 leitos de UTI ocupados e números de óbitos que cresciam diariamente, principalmente durante a segunda onda da doença, entre fevereiro e maio de 2021.

“A procura ainda está baixa em relação à segunda dose e ao reforço. A vacinação segue em três pontos na cidade, com primeira dose para 12 anos ou mais, segundas doses Pfizer e reforço para 18 anos ou mais no Aeroporto Santos Dumont, UBSF Brasília e UBSF Paraíso. Segunda dose CoronaVac e AstraZeneca no Aeroporto”, informou a Secretaria Municipal de Saúde, Soraya Ribeiro, procurada pela reportagem ontem, 22.

Por fim, é muito importante a campanha de conscientização a respeito das vacinas, uma vez que centenas de Fake News são disseminadas diariamente nas mídias sociais. As vacinas contra Covid-19 são eficazes e seguras, possuem comprovação científica e estudos laboratoriais submetidos à análise da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que aprovou o uso dos imunizantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também já aprovou as vacinas utilizadas no Brasil, bem como outros órgãos sanitários de outros países. Ainda, a imunização é recomendada pelo Ministério da Saúde, e os governos têm se esforçado para a provável maior campanha de vacinação já vista.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: