Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Hospital Universitário Sagrada Família recebe prefeitos de vários municípios do Triângulo Norte nesta sexta-feira

sáb, 20 de novembro de 2021 08:21

Da Redação

Nesta sexta-feira, 19 de novembro, no período da tarde, foi realizado um evento nas obras do Hospital Universitário Sagrada Família (Husf), no município, para apresentar o estágio atual da construção, bem como as perspectivas futuras que giram em torno do empreendimento. Estiveram presentes o prefeito de Araguari Renato Carvalho (Republicanos), acompanhado de seu corpo de secretários, vários prefeitos de cidades da região do Triângulo Norte, representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), da unidade regional em Uberlândia, deputado estadual Doorgal Andrada (Patri-MG), o deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), o reitor do Imepac Centro Universitário (Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos) e presidente da sociedade beneficente Sagrada Família, José Júlio Lafayette, outros convidados e Imprensa.

O que o hospital representa para a saúde da região, conforme foi informado no evento, é uma inovação que trará avanços consideráveis para a saúde pública no âmbito dos 27 municípios englobados na área beneficiada, que possui população estimada de 1.350.000 habitantes.

Prefeito Renato Carvalho, durante seu pronunciamento no evento.

 

O Husf atende a área da saúde com planejamento de atendimento hospitalar de nível terciário, com a utilização de tecnologia de última geração e um corpo clínico de profissionais e especialistas na prática médica baseada em evidências científicas. Ainda, conforme foi divulgado na ocasião, a unidade contará com cerca de 300 leitos hospitalares, 16 salas cirúrgicas, 40 leitos de UTI, sendo 20 adultos, 10 pediátricos e 10 pré-natal. Serviços de diagnóstico por imagem completa, com hemodinâmica, tomografia de 128 canais, ressonância magnética de 1,5 tesla, Raio X contrastado e convencional, mamografia digital, ultrassonografias e diversos outros exames de imagem. O corpo físico da obra também comportará laboratório de análises clínicas, além de estrutura para cirurgias de pequeno, médio e grande porte, inclusive transplantes. O hospital também terá um heliporto no telhado para pouso de helicóptero. Na unidade, devem ser empregados mais de 1.500 funcionários, o que significa geração de renda para Araguari e municípios da região.

“O intuito da reunião aqui neste dia 19 com vocês prefeitos, vereadores, presidentes de Câmaras, secretários de Saúde, é demonstrar o estágio em que estão as obras e o que pensamos do projeto para o ano de 2022. […] quero que todos saiam hoje com o sentimento de pertencimento. Esse hospital é de todos nós. Esse é o objetivo desse encontro”, afirmou José Júlio Lafayette, reitor do Imepac Araguari e presidente da sociedade beneficente Sagrada Família. “Queremos ter uma solução para os problemas da saúde pública. Em um dado momento das 37 especialidades, que hoje já oferecemos no nosso ambulatório, o município só tinha quatro. Então, queremos ajudar a resolver os problemas de pacientes que precisam de atendimento hospitalar de alta e média complexidade, que hoje é totalmente dependente do Hospital de Clínicas da UFU”, acrescentou.

Atualmente, a região possui mais de mil leitos SUS (Sistema Único de Saúde) de déficit, e o Husf terá, pelo menos, 300 leitos oferecidos, o que significa um auxílio significativo para a saúde pública. O Husf deverá ter 60% de seu atendimento voltado para o sistema público de saúde, por isso, a importância de prefeitos conhecerem o trabalho que será realizado a fim de fechar convênios que possam proporcionar atendimento médico de qualidade para os cidadãos de cada cidade. “O prefeito Renato Carvalho tem trabalhado para resolver essa situação, mas víamos pessoas na UPA esperar de 90 a 100 dias por uma cirurgia ortopédica em um local onde deveria permanecer por no máximo 24 horas. Sabemos da luta de cada prefeito para mudar essa realidade”, concluiu José Júlio.

O chefe do Executivo em Araguari, Renato Carvalho, também comentou a respeito da importância do Husf, não apenas para o município, mas para todas as 27 cidades da região. “Isso é um sonho que se transforma em realidade. É algo que vai ficar para a eternidade. […] esse hospital me lembra disso. Eu já vi pessoas derrubarem paredes de tijolos, mas ninguém vai derrubar algo assim”, disse o prefeito apontando para um dos imensos pilares de concreto e aço que sustentam a enorme estrutura do Husf. “Prefeitos, cheguem hoje na sua cidade e verifiquem a expectativa de vida lá, e após 10 anos de funcionamento desse hospital voltem a checar os dados. Tenho certeza que haverá um impacto positivo”, afirmou.

O prefeito de Araguari, ao finalizar sua fala, aproveitou a oportunidade para defender a ciência e chamou atenção para um tema de extrema importância: a vacinação contra Covid-19. “Esse evento aqui só está podendo acontecer porque temos a vacina”, lembrou o prefeito de Araguari. “Vi dados recentes que me preocuparam. Temos no Brasil 22 milhões de segundas doses que já deveriam ter sido aplicadas. Pessoal, vamos acreditar na ciência, vamos nos vacinar. Avisem a família, os amigos nos grupos do WhatsApp. Países como Portugal já estão voltando ao normal. Tudo isso é prova de que é a vacina que nos possibilitou estar aqui. Estamos indo muito bem e não podemos passar vergonha”, concluiu o prefeito, que foi aplaudido por todos após seu pronunciamento.

O evento, ao fim, contou com um coquetel para diálogo e aproximação entre as autoridades presentes, vindas de diversas localidades, sendo observados os protocolos sanitários de segurança em relação à pandemia de Covid-19.

4 Comentários

  1. Anônimo disse:

    Esse é o meu querido Prefeito “Major” Renato. Ele não é mais major, mas eu falo carinhosamente major.

  2. Rozângela Vicente Rodrigues Velasco disse:

    Sou técnica de enfermagem qual e-mail posso mandar meu currículo ,pra trabalhar no hospital universitário sagrada família?

  3. Laís Lorrainy Silva Bretas disse:

    Olá , gostaria de saber se o hospital terá Pedagogia hospitalar?
    E se terá qual o email posso mandar o currículo, desde de já agradeço pela informação.

  4. Camila N V disse:

    Qual e-mail para enviar currículo?

Deixe seu comentário: