Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Araguari fica sem energia elétrica após acidente com pássaro em subestação

sex, 12 de novembro de 2021 09:35

Da Redação

Apesar de ainda não serem de alta magnitude, alguns danos já foram registrados após as chuvas.

Chuvas fortes foram registradas nos últimos dias em Araguari. Com início na noite da última quarta-feira, 10, se estendendo durante praticamente toda a quinta-feira, 11, as precipitações alcançaram índices pluviométricos impressionantes.

Além disso, alguns munícipes registraram alguns danos após as chuvas. No período da manhã de ontem, 11, a cidade de Araguari teve seu fornecimento de energia elétrica, com apagões que duraram horas em praticamente todas as localidades, porém, de acordo com a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), a causa da interrupção acidental não foi relacionada às chuvas, mas um curto-circuito provocado por um pássaro na subestação de Araguari às 9h44. Ainda de acordo com a companhia, às 11h10 as equipes da Cemig já haviam realizado intervenções na transferência e normalizado o abastecimento de energia.

A respeito dos danos causados pela chuva forte e prolongada, apesar de existirem, foram poucos e de baixa magnitude. A Defesa Civil explicou à reportagem que houveram algumas quedas de galhos de árvores e objetos semelhantes. “Apesar de muitas chuvas, houve poucas chamadas para a Defesa Civil”, contou o geógrafo e Secretário Municipal de Meio Ambiente, Guilherme Santana, ao repórter da Gazeta do Triângulo.

Até meados da tarde desta quinta-feira, 11, já haviam sido registrados 87,2mm de chuva, o que representa uma grande quantidade. Para se ter uma noção, a última chuva que derrubou árvores e causou danos significativos na cidade registrou apenas 40mm. Questionado a respeito da situação, Guilherme ressalta que o fator “tipo de chuva” é o que determinou a diferença dos danos causados. “O que preocupa mais são aquelas chuvas de ‘fim de tarde’: muita água em poucos minutos”, pontuou o geógrafo. “A última chuva danosa registrou 40mm em menos de uma hora. Dessa vez, tivemos quase 100mm em uma chuva prolongada de mais de 12 horas”, acrescentou. Perguntado se havia riscos de problemas futuros, caso a chuva continue, o secretário demonstrou tranquilidade. “Se seguir como foi nesses dias não acredito que haja riscos grandes, em razão do tipo de chuva”, concluiu.

Ainda, estruturas pluviais no município, como a última obra de drenagem realizada pela prefeitura no bairro Residencial Madri, que sofria com alagamentos constantemente, foi feita para suportar as precipitações e não deve apresentar áreas alegadas, conforme informou a administração. Apesar disso, chuvas que duram por muito tempo, de forma atípica, podem acabar alagando áreas, até mesmo as que normalmente não ficam represadas, mas, apesar disso, as expectativas são positivas.

Em casos de emergência, também é possível pedir socorro e acionar os Bombeiros Militares pelo número emergencial 193, disponível 24h.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: