Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Município inicia projeção para receber tecnologia 5G

qui, 11 de novembro de 2021 09:19

Da Redação

Prefeito Renato Carvalho durante reunião ontem, 10.

Na tarde desta quarta-feira, 10, a prefeitura de Araguari realizou uma coletiva na Sala de Reuniões da sede da Aracoop em Araguari, contando com a presença de técnicos, secretários municipais, convidados e Imprensa.

O objetivo da reunião era informar a respeito de dois temas importantes: a preparação da cidade para receber a tecnologia 5G e a ampliação do uso de assinaturas eletrônicas na administração.

A rede 5G é a quinta geração das redes móveis. Trata-se de um grande salto evolutivo em relação à rede que é empregada atualmente, a 4G. A rede 5G vem sendo desenvolvida para comportar o crescente volume de informações trocado diariamente por bilhões de dispositivos sem fio espalhados mundialmente. As redes da 4ª geração, utilizadas atualmente em algumas regiões do Brasil, são capazes de entregar uma velocidade média de conexão de, aproximadamente, 33 Mbps. Estima-se que o 5G deve ser capaz de entregar velocidades até 100 vezes maiores.

Para isso, é necessário um trabalho que inclui a instalação de um maior número de antenas, que funcionam para operar e manter a rede, além de possuir uma legislação que disponha sobre esses assuntos de forma adequada, possibilitando sua implantação. A administração do município espera que Araguari possa ser uma das primeiras cidades do país a receber a inovação, trazendo ganhos em termos de agilidade e melhores condições de trabalho aos servidores e atendimento à população.

A previsão é de que até 2027 todas as cidades possam ter acesso a essa tecnologia, mas os municípios que já se antecipam e “preparam o terreno” podem conseguir a novidade mais cedo

Assim, o prefeito Renato Carvalho (Republicanos) determinou, ontem, 10, o início da elaboração de uma legislação específica voltada para a tecnologia 5G.

Renato falou sobre as perspectivas que uma tecnologia como essa podem trazer. As tecnologias trazem perspectivas a respeito de sistemas inteligentes, carros autônomos (sem motoristas), drones que transportam coisas de um lado para o outro.

Há ainda o incentivo com concessão de lotes regionais. Por exemplo, lote de 26 Ghz, oferecido à Algar Telecom, com a contrapartida de levar internet às escolas de educação básica. A mesma oferta havia sido feito também para a FlyLink, que veio a desistir da ideia.

Ainda no evento, o chefe do Executivo falou sobre a importância da assinatura digital, que proporciona maior agilidade na execução de várias ações e proporcionam melhores condições de trabalho aos servidores, o que é prontamente absorvido pela população, que passará a ser atendida de forma mais rápida. A intenção da prefeitura é fazer um decreto qualificando a assinatura eletrônica, para que todas as secretarias e outros departamentos técnicos possam fazer uso da ferramenta.

A assinatura eletrônica foi explicada na coletiva, sendo que pode ser simples, avançada ou qualificada, a depender de cada situação ou tipo de documento assinado, conforme exige a lei. Vale ressaltar que a assinatura eletrônica qualificada possui uma certificação especial, conferindo-lhe maior confiabilidade.

O prefeito de Araguari, na reunião, determinou que de imediato quer implantar o uso dessas assinaturas nos documentos que giram dentro da administração, especialmente os que partem do secretariado. Ainda, a elaboração da legislação pertinente à tecnologia 5G na cidade também foi determinada pelo chefe do Executivo.

“Melhorar a agilidade com essas ferramentas é necessário para o crescimento de qualquer gestão”, concluiu o prefeito.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: