Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Estudantes araguarinos podem ter aulas presenciais obrigatórias ainda em 2021 em escolas estaduais

ter, 19 de outubro de 2021 09:41

Da Redação

O estado de Minas Gerais avalia a possibilidade de tornar as aulas presenciais obrigatórias, conforme afirmação do secretário estadual de Saúde, Fábio Bacheretti, em entrevista coletiva na manhã da última quinta-feira, 14.

Atualmente, o ensino presencial no estado é opcional. “Hoje as aulas não têm limite de alunos. O nosso grupo técnico vem discutindo semanalmente, com o cenário que vem melhorando, retirar o distanciamento de 90 cm e permitir o retorno integral de todo aluno de forma obrigatória”, pontuou.

Rede estadual pode voltar a ter aulas presencias obrigatórias neste ano de 2021.

 

Bacheretti também comentou sobre a situação especial direcionada aos alunos com comorbidades. “Existem algumas ponderações, que são os alunos imunossuprimidos, com doenças crônicas, que talvez o risco neste momento seja maior ao retorno da aula. Conversei hoje com a secretária de Educação e a expectativa é que a gente consiga voltar de forma segura com todas as atividades presenciais nas escolas de Minas”.

O Centro de Operações de Emergência de Saúde (Coes), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), aprovou, no dia 8 de outubro, a 5ª versão do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais. A principal modificação é o aumento, para 100%, da capacidade de indivíduos nas salas de aula e nos demais espaços de ensino, e também no transporte escolar. E assim tem sido o funcionamento até o momento atual.
Antes da mudança, a capacidade permitida era de 50% nos espaços escolares. Os locais podem ter todos os estudantes, desde que seja mantido o distanciamento de 0,9 metro entre os alunos nos ambientes da escola. O uso universal de máscaras e as demais medidas de proteção permanecem como obrigatórias para instituições públicas e privadas.

A reportagem da Gazeta do Triângulo entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação para saber as condições locais, dentro do município, para essa flexibilização. “Em nossas escolas, aqui na cidade, nós temos condições [para aulas presenciais]. Inclusive temos avançado, e na rede municipal já temos intensificado a presença de estudantes. Na semana que vem, na terça-feira, 19, todas as creches também já terão voltado. Porém, funcionamos de forma híbrida. Araguari vem seguindo então os protocolos do estado e temos nos atentado aos mesmos critérios. O estado tem manifestado interesse em ter aulas presenciais em 100%, porém, respeitando o distanciamento mínimo de 90 cm, assim, acaba que cai a quantidade do total de alunos que frequenta a sala. Para nós, na rede municipal, não alteraria os protocolos que já temos seguido. Se for o caso, em relação à obrigatoriedade, caso seja da vontade do Executivo na cidade, novas diretrizes seriam levadas ao Conselho Municipal de Educação, pois havia ficado definido que, na rede municipal, o modelo híbrido seria seguido durante todo o ano de 2021. No âmbito do município, nossa rede tem seguido tranquilamente e temos sido acompanhados pela Vigilância Sanitária e pelo Ministério Público”, explicou Gilmar Chaves, responsável pela pasta na cidade.

A reportagem também procurou a subsede do SindUte (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais), nesta sexta-feira, 15, para comentar a questão, porém, o sindicato ainda não tinha um posicionamento oficial.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: