Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Agricultores familiares de Araguari têm opção de renda com fornecimento para escolas municipais

sáb, 10 de maio de 2014 00:10
Hortaliças e frutas são os principais produtos comercializados entre agricultores familiares e escolas do município. Foto: Divulgação

Hortaliças e frutas são os principais produtos comercializados entre agricultores familiares e escolas do município. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO (com assessoria) – Uma nova oportunidade para garantir espaço no mercado surgiu para agricultores do município com a participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Por meio da iniciativa, eles garantem a venda de seus produtos para as escolas do município e melhoram a renda familiar. O principal estímulo para a participação dos produtores no PNAE veio da Emater-MG e prefeitura de Araguari.

A lei federal nº 11.947 garante que 30% dos recursos para a merenda escolar devem ser destinados à compra de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar. Dessa forma, o PNAE tem garantido um cardápio variado na merenda dos estudantes e mercado para os agricultores familiares.

O PNAE foi implantado em Araguari em 2010 e beneficiou 65 famílias até o ano passado. “Os produtores trabalham com maior satisfação, sabendo que há uma venda garantida, um preço justo pago pelas mercadorias e a garantia de recebimento”, diz o extensionista da Emater-MG, Alberto José de Almeida.

No total, 16 escolas estaduais e 40 estabelecimentos de ensino (escolas e creches) da rede municipal compram alimentos de agricultores que participam do programa. Nesse ano, 20 produtores fornecem alimentos para o município. Cada um recebe por ano cerca de R$ 17.500,00, período de duração do contrato com as escolas.

Hortaliças e frutas são os principais produtos comercializados. Deraldo Adelto de Araújo participa do PNAE há três anos, fornecendo goiaba e uva para as escolas. “Estou contente em participar do programa. O preço pago pelos meus produtos é justo”, diz o produtor.

Cabe à Emater-MG oferecer assistência técnica e mobilizar esse setor, emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), orientação e elaboração de projetos até capacitação dos agricultores em boas práticas de produção.
FONTE: AGÊNCIA MINAS

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: