Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Inspiração (24/08)

ter, 24 de agosto de 2021 11:09

Você sabe o que é Sororidade?

Bom dia a todos!

Sororidade diz respeito a um comportamento de não julgar outras mulheres e, ainda ouvir com respeito suas reivindicações…

Ainda ter empatia sobre o exercício de cada mulher, se colocar no lugar umas das outras, respeitando seus respectivos contextos.

A origem da palavra sororidade está no latim sóror, que significa “irmãs”. Relação de irmandade, união, afeto ou amizade estabelecida entre irmãs – Dicionário online Português.

É respeitar, ouvir e dar voz umas às outras sem julgamentos.

Tive a oportunidade esta semana que passou de falar sobre o tema no Cantinho da Sororidade na Associação Mutirão, localizada à Rua Duque de Caxias, 510, no Bairro Miranda, sob a presidência de Stéphanny Gomes Rosa e demais diretores, que unidos estão dando um show na área cultural, assistencial e esportiva da cidade, com vários projetos sociais de alcance da população.

Teremos outros encontros nos dias:15 de agosto, às 19h; 13 de setembro, às 19h; 10 de novembro, às 19h.

Falando em sororidade, a saída dos militares dos Estados Unidos e o avanço do Talibã ao poder do Afeganistão muito nos preocupa, especialmente relacionado à situação das mulheres ativistas, crianças e idosos naquele país.

Já Malala Yousafazai, (Prêmio Nobel da Paz), pede que líderes mundiais adotem a ação no Afeganistão. Ela manifesta preocupação com a segurança das mulheres e meninas. “Esta é uma crise humanitária urgente para a qual precisamos fornecer nossa ajuda e apoio”, disse Malala ao programa Mewsnight da Rede BBC, no último dia 16.

“Tive a oportunidade de conversar com alguns ativistas do Afeganistão, incluindo ativistas dos direitos das mulheres, e eles estão compartilhando sua preocupação de não estarem certos de como sua vida será., completou”. Malala ainda disse que enviou uma carta ao primeiro-ministro do Paquistão, Imram Khan, pedindo que ele acolha refugiados afegãos e faça com que todas as crianças refugiadas “tenham acesso à educação, tenham acesso a segurança e proteção” (Agência Brasil).

De acordo com Itamaraty não há registro de brasileiros no Afeganistão.

De volta aos nossos problemas próximos, dos nossos quintais, participei nesta semana de uma Audiência Pública com profissionais, presidentes de instituições, secretário de Educação, pais e mães de pessoas com Transtorno de Espectro Autista. Foi repassado pela renomada psicóloga Flávia Nasciutti, da rede municipal e da Assistência Social e Educação, um diagnóstico da situação das famílias que têm filhos autistas.

Senti que vivem uma luta solitária e muitas vezes a rede de atenção sem harmonia faz esta solidão se tornar maior.

Parabéns ao presidente da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) – Ivaldo Vasconcelos Goes, à nova Associação de Pais e Amigos TEA que tem como presidente a competente e arrojada Thereza Christina Griep e Rodolfo Savioli como vice-presidente, que com entusiasmo, conhecimento e muito afeto ajudam a fortalecer as famílias e instituições nesta empreitada de apoio maior às crianças e adultos do TEA.

Me sinto mais próxima desta realidade, e quero deixar meu mandato à disposição a esta causa tão nobre, enquanto vereadora, educadora e advogada.

Os Benefícios de Proteção Continuada às famílias (BPC) – que se enquadram nesta política pública é fator preponderante para ajudar em todos os aspectos da vida destas crianças, adolescentes e adultos com o TEA.

A semana foi corrida! Muita inspiração e expiração. Fica aqui três dicas para aqueles e aquelas que chegaram até aqui na leitura: nos mandamentos da Lei de Deus recebido no Monte Sinai o primeiro mandamento é amar a Deus sob todas as coisas: pessoas, dinheiro, bens, cargos; o segundo é impactante. Amar ao próximo como a si mesmo. Há neste mandamento uma certeza de Moisés sobre o amor-próprio e a auto-estima; e amar ao próximo em mesma proporção que ama a si mesmo.

Será que estamos nos amando na mesma proporção que aos outros? Este amor-próprio, esta auto-estima é condição “sine qua nom” para termos relacionamentos com nosso companheiro, nossos filhos e demais pessoas saudáveis e equilibradas. Auto-estima é tudo!

Termino com um pequeno trecho do livro de Eça de Queiróz. O primo Basílio é utilizado com luxo por Arnaldo Antunes, recitado na música “Amor I Love You”, de sua autoria juntamente com Marisa Monte.

“E Luísa tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, com um corpo ressequido em que se estira num banho tépido, sentia um acréscimo de estima por si mesa, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante, onde cada hora tinha seu encanto diferente, cada passo conduzia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações!” (Queirós, Eça de. O primo Basílio, 15ª edição, São Paulo: Ática, 1994, p.134).

 

“Às vezes eu tropeço, caio e me quebro em pedaços. Isso me fortalece. Oxe, se um(a) de mim já é forte, imagina vários(as)!  (Bráulio Lessa)

Até a próxima!

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: