IPTU 2021 deve ter prazo estendido pela prefeitura de Araguari
qui, 12 de agosto de 2021 11:13Da Redação
Em meio a dificuldades causadas pela disseminação da pandemia da Covid-19, que já dura mais de um ano, a população luta contra o desemprego, o aumento de preços generalizado e a crise econômica que assola o país.
Assim, o Poder Público em Araguari também enfrenta as dificuldades ocasionadas pelo coronavírus, mas anuncia medidas que visam auxiliar os araguarinos e araguarinas em tempos difíceis.

Carnê de IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano
A administração municipal, tendo em vista o quadro caótico, anunciou as condições de pagamento oferecidas para o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) neste ano de 2021. Esse tributo é cobrado anualmente de todos os proprietários de casas, prédios ou estabelecimentos na cidade.
Os vencimentos, inicialmente, estavam previstos para se iniciarem a partir de 15 de agosto e se estenderem até 15 de dezembro de 2021, totalizando cinco parcelas. Entretanto, o prefeito Renato Carvalho (Republicanos) estendeu o prazo para outubro, mês em que começam os vencimentos. Porém, ainda é necessária a autorização do Poder Legislativo Municipal. Segundo a prefeitura, o pagamento também poderá ser realizado em ‘cota única’, oferecendo o benefício de 5% de desconto.
Os boletos serão enviados para os munícipes proprietários de terrenos, que possuam ou não construções prediais dentro de suas limitações, e a quitação poderá ser feita pelo código de barras, ou por PIX, através do QR Code que constará no documento.
Em diálogo com o Procurador Geral do Município, Leonardo Borelli, a reportagem confirmou que o prazo de vencimento da primeira parcela do IPTU 2021 foi adiado para outubro deste ano. “A pandemia trouxe reflexos negativos de maneira geral, porém, o Poder Público também tem gastos elevados, especialmente na Saúde. Há gastos na porta de entrada do município, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e, posteriormente, se o paciente não evolui bem, há o Hospital de Campanha, e se não houver melhora vai para uma UTI, que é custeada também pelo município”, explica o procurador. “Ocorre que o prefeito decidiu postergar um pouco mais o envio do carnê de pagamento do IPTU 2021 para que as pessoas tenham mais tempo para se recuperar e se programar. Provavelmente, enviaremos um projeto de lei para a Câmara Municipal de Vereadores para realizar essa mudança no calendário, mas, estamos estudando estender para o ano que vem a cobrança do imposto”, pontuou.
Assim, Borelli informou que a proposta do Executivo deverá ser apreciada pela Câmara Municipal nos próximos dias. Caso haja uma nova prorrogação para além de outubro, ela também precisará de aprovação do Poder Legislativo Municipal.
No ano passado, os carnês para pagamento do IPTU 2020 começaram a ser distribuídos ainda em março.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Duplicação da BR 381 tem estudos seg, 8 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

Deveria nem cobrar, pois vários comerciantes quebraram devido aos erros de achar que o comércio era o culpado pela transmissão do vírus tinha que cobrar só dos donos de ranchos e fazendas.
De moradores é repugnante, nem varredura de ruas estão sendo feitas desde julho/2020