Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura de Araguari prepara “surpresa” e atividades diversas para aniversário de 133 anos da cidade

qui, 12 de agosto de 2021 11:11

Da Redação 

O município de Araguari, também conhecido por “Brejo Alegre”, “Cidade Sorriso” e “Arraial da Ventania”, comemora, neste mês de agosto, no dia 28, o aniversário de 133 anos da cidade.

De acordo com informações históricas, tudo começa no século XIX, em meados de 1888. Os bandeirantes chegaram na região onde hoje está situada a cidade. No início, era uma vila. Depois passou a ser cidade, com cerca de 5.000 habitantes, segundo historiadores. Mas, após aproximadamente dez anos, a população saltou para 25.201 habitantes, com contribuição das ligações ferroviárias. A cidade originou-se da vila de Brejo Alegre, denominação possivelmente alusiva a um córrego local. Ao adquirir o estatuto de cidade (Lei 3591 de 28 de agosto de 1888), passou a se chamar Araguari.

A prefeitura planeja diversas atividades e programações para a data em que se celebram os 133 anos do município. “Sempre que se fala em aniversário a palavra que vem à mente é: ‘presente’. Nós, como gestores públicos, vemos que a principal forma de corresponder a essa expectativa é trazer aquilo que é de interesse da população. Teremos inaugurações de reformas, creches, escolas, quadras esportivas e o lançamento de uma interjornada ambiental voltada para a sustentabilidade social. Haverá o lançamento de um programa voltado para a culinária mineira com ênfase em comidas típicas de Araguari, produzidas por famílias araguarinas. Haverá ainda uma competição de receitas, e as melhores serão elaboradas e apresentadas em um vídeo. Em seguida, faremos um livro com essas receitas referentes à Araguari. Ainda, teremos outros eventos, como o ‘Bora pra Trilha’, que será um dos principais atrativos do dia do aniversário da cidade”, contou o secretário municipal de Gabinete, Flávio Soares, à Gazeta do Triângulo.

O “Bora pra Trilha” está programado para acontecer no sábado, 28. A saída deve ocorrer na praça Getúlio Vargas, onde estará sendo feita uma feira de artesanato, envolvendo a Casa do Artesão e associações do seguimento. A feira contará com o espaço aberto da praça para garantir todas as medidas de segurança e protocolos sanitários, em razão da pandemia de Covid-19, evitando aglomerações.

Após a ‘largada’, na praça Getúlio Vargas, vários caminhos serão percorridos com destino final em uma cachoeira da cidade, totalizando cerca de 20km de ida e volta, a serem feitos sobre a bicicleta. A prefeitura anunciou que será um evento voltado para a família, com inscrições abertas para pessoas com mais de 18 anos de idade, com o máximo de 250 cadastros.

Na última segunda-feira, 9, o presidente da FAEC (Fundação Araguarina de Educação e Cultura), Diogo Machado, e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, estiveram com os militares do Corpo de Bombeiros, verificando as medidas de segurança que deverão ser instaladas na Cachoeira do Ipê, local de chegada do passeio ciclístico do “Bora pra Trilha”.

A trilha de 14 km, que marcará as celebrações dos 133 anos de Araguari, sairá da praça Getúlio Vargas em direção à cachoeira.

“A grande expectativa são atividades voltadas para o esporte e bem-estar dos munícipes. Há também a preocupação em termos um dia alegre, mas cuidando da saúde e cumprindo as medidas sanitárias de segurança. Ainda não revelamos muito a respeito para não estragar a surpresa”, concluiu o chefe da pasta de Gabinete institucional.

Na semana que se comemora o aniversário da cidade será realizada uma série de eventos. Segundo a prefeitura, mais informações ainda serão divulgadas detalhadamente, porém, haverá uma “grande surpresa iluminada” no dia. “Ainda não podemos revelar, mas, posso dizer que há uma ‘surpresa iluminada’, a cidade terá mais brilho”, comentou Flávio Soares, em tom de boas expectativas.

2 Comentários

  1. Sergio Ribeiro Rosa Junior disse:

    PARABÉNS ARAGUARI, …

  2. Sergio Ribeiro Rosa Junior disse:

    PARABÉNS ARAGUARI, …menina vc vai longe…

Deixe seu comentário: