Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (31/07)

sáb, 31 de julho de 2021 08:17

REMANEJO

Prefeito Renato Carvalho anunciou, através da ASCOM da prefeitura, mudanças no secretariado, na tarde desta sexta-feira, 30. Como já havíamos antecipado na semana passada, Wesley Lucas passará mesmo a ocupar a Secretaria de Esportes no lugar de Murilo Franco, que deixará a pasta a seu pedido, para se dedicar ao doutorado, continuando como servidor público do município.

 

REMANEJO 2

A pasta de Planejamento estará a partir da próxima segunda-feira, 2, sob o comando de Dickson dos Santos Gomes, que já atuava na Secretaria como Gerente de Convênios.

Nesta semana, outras mudanças já haviam sido concretizadas no governo. Waldeni Maria de Assis assumiu a pasta da Agricultura e, Carlos Eduardo Freire, a Secretaria de Políticas sobre Drogas.

 

TRÂNSITO

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana – SETTRANS realizou nesta semana trabalho de pintura da sinalização de solo nas vias que fazem confluência com a rua Olegário Maciel, região central da cidade. De acordo com o secretário J. Camargo, na próxima semana será feito um ajuste no cronograma de serviço junto à empresa responsável e outras vias receberão o benefício.

 

MINAS CONSCIENTE

Assim como acontece semanalmente, o Comitê Extraordinário Covid-19 atualizou as classificações das microrregiões no plano Minas Consciente. A microrregião de Araguari, acompanhando a classificação da macrorregião, segue na onda amarela.  As microrregiões de João Pinheiro e Patrocínio/Monte Carmelo avançaram para a etapa menos restritiva, a onda verde.

 

NAS GARRAS DO LEÃO

A Receita Federal iniciou o envio de cartas a cerca de 550 mil contribuintes em todo o país, cujas declarações relativas ao exercício 2021, ano-calendário 2020, apresentam indícios de inconsistências que podem resultar em autuações futuras. Em Minas Gerais, as cartas começaram a ser postadas nesta semana, para aproximadamente 53 mil contribuintes. Na jurisdição da Delegacia da Receita Federal em Uberlândia/MG7.075 contribuintes estão com pendências. Para Araguari, 296 cartas foram enviadas.

 

A TEMPO

As cartas enviadas referem-se a casos em que as informações nos sistemas da Receita Federal apontam divergências que podem ser sanadas com a retificação da declaração de Imposto de Renda (DIRPF) anteriormente apresentada. Os erros mais comuns são divergências nos valores dos rendimentos informados ou do imposto de renda retido na fonte (IRRF), tanto em relação ao titular da declaração quanto aos seus dependentes. A ação busca estimular os contribuintes a verificarem o processamento de suas Declarações de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) e a providenciarem a retificação, caso constatem erro nas informações declaradas ao Fisco.

 

GELADO

Assim como previsto, anomalias climáticas e geadas foram registradas durante esta semana nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que todas as cidades apresentaram baixas temperaturas, mas que o frio mais intenso foi registrado nos termômetros de Patrocínio, onde fez -2°C. Ainda assim, Uberaba, Patos de Minas e Uberlândia também apresentaram mínimas anormais, com 2°C, 4°C e 5°C, respectivamente. Em Araguari o clima chegou a incríveis 4 graus. Com essas novas temperaturas, as regiões registraram um novo recorde de dia mais frio dos últimos 21 anos.

 

FIM DE SEMANA

Até domingo (1°), a expectativa é de que as temperaturas continuem baixas, quando a massa de ar polar, deve começar a se topicalizar, ou seja, a ir em direção ao Nordeste e ao litoral. Enquanto isso, novas geadas na zona rural podem ser vistas na região. É preciso se atentar ao céu, se continuarmos a ter dias ensolarados e sem nuvens, com temperaturas próximas de 6°C e 7°C, teremos geada negra. Esse fenômeno é aquela que seca a seiva das plantas e leva este nome por deixar uma camada escura, devido à queima da planta. Ocorre quando a umidade do ar está muito baixa. As principais plantações prejudicadas são as de mamão, chuchu, laranja e bananeira. Quanto às temperaturas, para o fim de semana, a previsão do Inmet é que a variação seja de 0°C e 25°C nas regiões. Outro sinal de alerta, informado pelo Inmet, é a baixa umidade do ar, que deve ficar próxima aos 15%, durante as tardes.

 

POR AQUI

Em nossa cidade as variações serão bruscas, de 4 a 28 graus. Que Deus nos ajude!

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: