Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

CAGED: após meses de saldo positivo em meio à crise econômica, Araguari fecha quase 100 empregos em junho

sáb, 31 de julho de 2021 08:14

Da Redação 

Setor da agropecuária teme crise e demite mais de 300 pessoas em junho

Os índices mais recentes apresentados pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), por meio do Ministério da Economia, do Governo Federal, são referentes ao mês de junho de 2021, e apontam uma queda significativa na economia em Araguari, sendo 1.019 admissões e 1.116 demissões, totalizando saldo negativo de 97 menos postos de trabalho no município.

Em âmbito nacional, o Brasil gerou 309.114 postos de trabalho em junho deste ano, resultado de 1.601.001 admissões e de 1.291.887 desligamentos de empregos com carteira assinada. No acumulado de 2021, o saldo positivo é de 1.536.717 novos trabalhadores no mercado formal. Os dados são do Ministério da Economia, que divulgou, na última quinta-feira, 29, as Estatísticas Mensais do Emprego Formal.

O estoque de empregos formais no país, que é a quantidade total de vínculos celetistas ativos, chegou a 40.899.685, em junho, o que representa uma variação de 0,76% em relação ao mês anterior.

No estado de Minas Gerais, foi divulgado o saldo positivo de 32.818, sendo a diferença entre as 172.521 admissões e os 139.703 desligamentos.

Em Araguari, o saldo de criação de empregos formais foi negativo. O município teve, no resultado de admissões e demissões, 97 vagas de trabalho com carteira assinada encerradas na cidade, o que afere um fechamento ruim para a economia municipal. O saldo é consideravelmente menor quando comparado aos meses anteriores, inclusive nos que tiveram desempenho positivo tímido.

Observando os números alusivos aos setores de atividades econômicas na cidade, a agropecuária apresentou, após crescimento ou estabilidade nos últimos meses, um saldo negativo crítico com 98 admissões e 328 desligamentos, resultando em saldo negativo de 97. O comércio, que continua se recuperando dos danos causados pela pandemia de Covid-19, acabou ficando com saldo positivo, apesar de pífio, com apenas cinco empregos formais criados durante todo o mês de junho, alcançando 234 contratações contra 229 demissões. Por sua vez, o setor de construção registrou 79 admissões e 97 demissões, resultando fechamento negativo de -18 postos de trabalho, apontando uma esfriada no cenário das obras civis, também reflexo da pandemia de Covid-19, que aumentou o custo de materiais de construção. A indústria teve um bom resultado, com 24 novos empregos, sendo 193 contratações e 169 desligamentos. Por último, o setor de serviços alcançou o melhor desempenho e segurou a economia da cidade para que não entrasse em queda durante o mês. Com saldo positivo de 122 novos postos, foram registradas 415 admissões contra 293 demissões.

A agropecuária aponta que pode estar sentindo os prejuízos gerados pelo frio intenso nas últimas semanas. As previsões de geada podem preocupar os produtores, uma vez que o fenômeno pode destruir lavouras e plantações.

Em contrapartida, em termos de empregabilidade na cidade, o SINE Araguari ainda possui diversas vagas em aberto. “Apesar da pandemia, chegam novas vagas todos os dias. Ocorre que, às vezes, algumas funções específicas exigem qualificações”, explica a coordenadora do SINE, Danielle Alves

Para interessados nas vagas de emprego que o SINE oferece, ou para quem precisa de orientações a respeito da Carteira de Trabalho Digital, é preciso ir até o endereço: Praça Getúlio Vargas, n° 65, na cidade de Araguari, portando CTPS (para quem procura emprego e possui a carteira física), carteira de identidade e CPF. O horário de atendimento no órgão é das 8h às 17h, sem intervalos, de segunda a sexta-feira.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: