Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Triângulo Mineiro pode ter novo recorde de dia mais frio dos últimos 21 anos

qua, 28 de julho de 2021 11:29

Da Redação

Geadas podem danificar lavouras e plantações

As previsões do tempo publicadas pelos estudos meteorológicos apontam dias frios nesta semana na cidade de Araguari e região. Isso se deve à chegada de uma nova frente fria, acompanhada de uma massa de ar seco de origem polar.  As mínimas podem superar as registradas no dia 30 de junho e criar um novo recorde para a região.

Ocorre que, com a queda brusca das temperaturas, geadas brancas podem ser deixadas nas plantações. Na semana passada, registros foram feitos na região do Bom Jardim e Vereada, local conhecido como Lajeado, e na região de Dolearina (Gameleira). Por se tratar de regiões conhecidas pelas plantações de hortaliças, produtores devem esperar por prejuízos, devido à ação do fenômeno, vez que a camada fina de gelo, que se forma com orvalho e a massa de ar frio, queima as folhas e estraga os frutos. Assim, a elevação dos preços de produtos oriundos de hortaliças pode ocorrer nas próximas semanas, especialmente quando a maioria dos produtos encontrados nos sacolões e supermercados são repassados por produtores da região.

O ClimaTempo alerta para cuidados, em razão de uma possível mudança brusca e repentina na temperatura, pois, antes da chegada do frio, deve haver um superaquecimento nos dias anteriores.

Na quinta-feira, 29, o termômetro em Araguari pode chegar a 5°C, a máxima não deve passar dos 20°C. Na sexta-feira, 30, o frio aumenta e pode chegar a 3°C, não passando dos 22°C no período mais quente do dia. É esperada a geada no amanhecer do dia 29. Não há previsão de chuva.

Em diálogo com a secretária municipal de Agricultura, Waldeni Maria, foi ressaltado que o Poder Público está atento para atuar no que for necessário. “Vamos dar atenção aos produtores, em especial aos pequenos produtores rurais, acompanhando a situação de cada um, para estarmos ajudando no que pudermos. Estou me colocando a par da situação para desenvolver o melhor trabalho possível. Acionei a EMATER, que se dispôs a visitar os produtores juntamente comigo e minha equipe”, afirmou.

Ainda conforme foi orientado pela Secretaria, existem técnicas que podem amenizar os danos causados pelas fortes geadas, por exemplo: adubação seguida de irrigação, para que as plantas possam absorver o potássio e reduzir o ponto de congelamento. Nas propriedades pequenas, é possível tombar as plantas mais novas e ainda flexíveis, e cobri-las com terra nas noites com previsão de geada, desenterrando-as após as baixas temperaturas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: