Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Queimadas: bombeiros apagam incêndio em área com mais de 6 mil metros quadrados em Araguari

qui, 15 de julho de 2021 08:09

Da Redação

O período de seca está intenso neste ano de 2021. Com poucas chuvas, crise hídrica e as alterações climáticas causadas pela atuação humana, agravando a problemática do aquecimento global, apontada por cientistas há décadas, as queimadas aumentam, e com elas também aumentam as consequências e efeitos negativos.

Bombeiros atendem ocorrência de queimada em área com mais de seis mil metros quadrados

A Gazeta já havia apurado que os casos de incêndios em vegetação (terrenos, lotes vagos e zona rural), segundo os dados do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), aumentaram quase seis vezes entre 2016 e 2020. Apenas no ano passado foram 668 casos em Araguari. Quatro anos antes, em 2016, foram 120 registros no município no mesmo período.

Sendo assim, os bombeiros que atuam na 2ª Companhia, atendendo a área de Araguari e localidades próximas, continuam atentos para ocorrências envolvendo incêndios.

No último dia 13, terça-feira, por volta das 16h, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar deslocou unidades até a rua Doutor Claudinei Roosevelt Della Posta, Bairro Flamboyant, para verificar um incêndio em vegetação.

Segundo os militares, no local havia muita fumaça e chamas altas, a equipe de Bombeiros Militar, com o uso de abafadores e um soprador, controlaram o fogo. Foram usados 550 litros de água para deixar o local em segurança. Mais de seis mil metros quadrados foram queimados.

Os bombeiros alertam a respeito de uma agravante no ano corrente para a situação, uma vez que a exposição à fumaça gerada pelas queimadas pode gerar doenças respiratórias, processos inflamatórios e agravar os casos de Covid-19.

Área queimada pelas chamas no último dia 10.

Anteriormente a esse fato, no último dia 10, por volta das 13h, uma equipe foi até a rua Doutor Paulo Roberto dos Santos, bairro Sewa, também para verificação de um incêndio em vegetação.

Tratava-se de um lote vago, onde o incêndio chegou a um amontoado de madeira, quase atingindo uma residência.

Foi montada uma linha direta para debelar as chamas, e utilizados 1.500 litros de água para deixar o local em segurança. A área queimada foi de 300 metros quadrados.

Esses casos podem, muitas vezes, ser evitados. Para tanto, é interessante tomar alguns cuidados, por exemplo: evitar acúmulo de lixos em lotes vagos, não jogar ‘bitucas’ de cigarros nesses terrenos e não as descartarem às margens da rodovia, e avisar a prefeitura caso se depare com lotes vagos com vegetação acumulada próximos a residências.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: