Covid-19: notificações semanais para a doença diminuem significativamente no fim de junho em Araguari
ter, 6 de julho de 2021 09:24Da Redação
Neste final de semana, a microrregião de Araguari avançou para a Onda Amarela no programa Minas Consciente. Apesar disso, a prefeitura informou que pretende continuar seguindo as determinações do Triângulo do Norte, que está na Onda Vermelha.
Embora os números venham apresentado melhoras nas últimas semanas, a pandemia segue fazendo mais vítimas a cada dia, e a esperança de que a doença fique no passado, é alimentada pela vacinação que continua acontecendo diariamente.
Em Araguari, os números da pandemia da Covid-19 eram periclitantes em meados de fevereiro de 2021, pico da segunda onda da doença, que foi intensificado pela propagação das festas de fim de ano e semanas seguintes, conforme acreditam os especialistas.
Em se tratando de dados, no início de 2021 foi registrado pico de notificações na primeira semana de janeiro: 924. Posteriormente, nas primeiras semanas de fevereiro, os números chegaram a 880. Com as medidas da Onda Roxa do Minas Consciente o número caiu mais da metade, chegando a 316 na primeira semana de abril. Porém, no fim do mês de maio, as notificações atingiram o maior pico de 2021: 942. Na última semana epidemiológica registrada no dia 26 de junho o índice foi de 528.
A estabilização não é exclusividade dos casos notificados, uma vez que os casos confirmados para a doença também seguiram a mesma tendência. Foram 456 na segunda semana de janeiro, período seguinte às aglomerações de fim de ano; 479 em meados de fevereiro, pico da segunda onda da Covid-19 e 508 na última semana de maio, o maior registrado no ano de 2021. As últimas três semanas de junho, entretanto, apresentaram estabilidade, com leves variações, tendo a última semana epidemiológica do mês contabilizado 221 casos.
Por fim, no que diz respeito aos óbitos causados pela pandemia do novo coronavírus, a lógica também foi parecida. Os períodos de início de ano apresentaram aumento de mortes na cidade, sendo o pico durante o mês de fevereiro: 20 óbitos em uma única semana. Apesar disso, a quantidade foi reduzida consideravelmente após o início da vacinação, resultando em dados que indicam ‘estabilidade’. A semana do dia 26 de junho fechou com oito mortes causadas pela doença – menos da metade do pico da segunda onda.
É possível notar que os casos positivos de contaminação crescem após períodos de ‘relaxamento’ das restrições sanitárias e despencam quando elas são intensificadas. Porém, a quantidade de óbitos não segue a mesma lógica, uma vez que conforme a vacinação avança, o número se mantém estável – o que não significa que os cuidados e higienizações possam ser negligenciados – longe disso. Especialistas afirmam que a chamada ‘imunidade de rebanho’ só é atingida após, pelo menos, 70% da população vacinada contra a doença.
VACINAÇÃO
Hoje, 6, Araguari passa a vacinar as pessoas com 49 anos. A vacinação de primeira dose para este grupo será apenas na UBSF Paraíso e UBSF Brasília, das 8h às 16h. Os caminhoneiros também serão vacinados, das 8h às 16h, no aeroporto.
Os demais grupos que já vinham sendo vacinados continuam sendo atendidos. No aeroporto municipal, a imunização segue, primeira e segunda dose, para idosos; profissionais do transporte coletivo urbano e rodoviário e transporte rodoviário de cargas; profissionais da limpeza urbana e coleta de resíduos sólidos; profissionais da educação ensino básico (Infantil, Fundamental, Médio, EJA, Superior); profissionais das forças de segurança e salvamento (remanescentes) e Forças Armadas (remanescentes).
Na UBSF Maria Eugênia são vacinadas pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, profissionais de saúde.
Nas UBSF Paraíso e Brasília são imunizadas pessoas com 49 anos completos ou mais.
A imunização ocorre no período entre as 8h e as 16h. Documentos de identificação, que compravam comorbidades e demais condições para receber a dose devem ser apresentados no momento da vacinação.
CENÁRIO MUNICIPAL
Araguari já soma 15.745 casos de infecção pelo novo coronavírus, atualmente com 3.296 pacientes em monitoramento, sendo 1.273 confirmados e 2.023 suspeitos. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 18 pacientes na Santa Casa de Misericórdia nas 20 vagas disponíveis. Também, estão ocupados 19 dos 54 leitos de enfermaria disponíveis nos hospitais de Araguari, sendo três no Santo Antônio, sete na UPA, sete no Hospital de Campanha, nenhum na Santa Casa (enfermaria) e dois no São Sebastião. Ainda, foram computados 412 óbitos confirmados para a doença, sendo dois nas últimas 24 horas. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira, 5.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...