Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari regride para Onda Vermelha do Minas Consciente

sex, 18 de junho de 2021 08:15

Da Redação

Classificações das macrorregiões mineiras anunciadas nesta quinta-feira, 17

O Comitê Extraordinário Covid-19, grupo estadual que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia em Minas, definiu nesta quinta-feira, 17, que a macrorregião Triângulo do Norte deve regredir para a Onda Vermelha do Minas Consciente, programa para retomada segura da economia. A decisão foi tomada após a piora dos indicadores.

Por outro lado, a macrorregião Sudeste apresentou melhora nos índices da doença e poderá avançar para a Onda Amarela, se juntando à macrorregião do Vale do Aço, que já seguia na etapa intermediária. Desta forma, o Estado tem 12 das 14 macrorregiões de saúde na fase Vermelha e duas na Amarela do plano. Na média estadual, a taxa de incidência cresceu 13% nos últimos 14 dias.

Além disso, conforme informação do estado sobre as microrregiões, atualizadas pela última vez no dia 12, sábado, Araguari também está na Onda Vermelha. Sendo assim, o município regride no Minas Consciente.

A prefeitura de Araguari informou que como a cidade já tinha deixado de ser tão flexível em relação aos serviços não essenciais e com proibição da venda de bebida alcóolica em determinados períodos, além da restrição total de circulação de pessoas (toque de recolher) entre 23h e 5h, não haverá necessidade de mudanças nas limitações atuais, nem da publicação de um novo decreto.

No caso de Araguari e de toda macrorregião do Triângulo Norte, mesmo a situação sendo considerada preocupante pelo grau de ocupação dos leitos, pelos dados epidemiológicos, foi notada uma melhora significativa no índice de contaminação da doença. Por isso, pelo menos por mais uma semana, até uma nova classificação, a cidade deve manter as medidas atuais, segundo a gestão municipal.

 

VACINAÇÃO

A partir desta sexta-feira, 18, pessoas com 55 anos completos são vacinadas em Araguari. A imunização continua no aeroporto, entre 8h e 16h, em sistema ‘drive thru’ (dentro do veículo) ou para pedestres. O cadastro é feito pelo portal da prefeitura: araguari.mg.gov.br. Além do comprovante do cadastro, é preciso apresentar documento pessoal com foto e comprovante de residência no nome da pessoa.

Os demais grupos continuam sendo vacinados no mesmo local, sendo compostos por professores e técnicos do EJA e ensino superior (que atuam em Araguari), professores e trabalhadores da educação do ensino infantil ao ensino superior (que lecionam em Araguari), pessoas com comorbidades ou deficientes físicos com idade entre 18 e 59 anos (primeira dose), agentes de segurança e de salvamento (primeira dose, apenas com agendamento prévio), profissionais da saúde e idosos que receberam AstraZeneca há mais de 84 dias (intervalo ideal para retorno, não sendo preciso aguardar a data no cartão de vacinas).

As gestantes devem ser imunizadas nas UBSF do Bairro Maria Eugênia e Paraíso (o agendamento é feito com base no cadastro; por telefone ou mensagem são informados dia, local e horário para aplicação da dose contra a Covid-19).

 

CENÁRIO MUNICIPAL

Araguari já soma 14.884 casos de infecção pelo novo coronavírus, atualmente com 4.061 pacientes em monitoramento, sendo 2.028 confirmados e 2.033 suspeitos. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 19 pacientes na Santa Casa de Misericórdia nas 20 vagas disponíveis. Também, estão ocupados 28 dos 54 leitos de enfermaria disponíveis nos hospitais de Araguari, sendo seis no Santo Antônio, sete na UPA, 12 no Hospital de Campanha e três no São Sebastião. Ainda, foram computados 391 óbitos confirmados para a doença, sendo dois nas últimas 24 horas. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta quinta-feira, 17.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: