Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Araguari tem novas restrições após decreto publicado nesta terça-feira

ter, 8 de junho de 2021 10:15

Da Redação

Ocupação de leitos de UTI continua em 100% e município registra 14 mil infectados

Gestão municipal realizou reunião, ontem, 7, para definição de mais restrições

Nesta segunda-feira, 7, a administração do Município se reuniu com representantes de vários segmentos para tratar da adoção de novas medidas restritivas devido à situação da pandemia da Covid-19, que mostrou um crescimento de casos e tem leitos de UTI operando em limite máximo.

As definições ocorreram na parte da manhã, com a presença do prefeito Renato Carvalho (Republicanos), secretários municipais, Procuradoria Geral do Município, Força Tarefa e Polícia Militar. Em seguida, a reunião continuou com a presença de representantes de entidades de classe voltadas ao comércio e eventos do município.

Segue instituída em Araguari a restrição total de circulação de pessoas (‘toque de recolher’) entre as 23h e as 5h, só podendo transitar em via pública pessoas que trabalham nesse horário, e que devem ter em mão documentação que comprove a necessidade.

A venda de bebidas alcoólicas será permitida apenas de segunda a quinta, das 6h às 17h, com proibição de comercialização nas sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, em qualquer estabelecimento.

O comércio lojista continua funcionando de segunda a sexta, com fechamento aos sábados e domingos, permitidas as vendas por delivery (entregas).

As reuniões e encontros passam ao limite máximo de 30 pessoas, seguindo todos os protocolos de segurança exigidos pela Secretaria municipal de Saúde.

Clubes, academias, igrejas e templos continuam em atividade, desde que respeitando o protocolo sanitário exigido.

A fiscalização por parte da Força Tarefa, com apoio da Polícia Militar, atuará com rigor e, a partir da terceira notificação de irregularidade, interrompe as atividades do notificado por 30 dias. Em reincidência, 60 dias.

A gestão informou que todas as medidas definidas pela prefeitura de Araguari contam com apoio do Ministério Público Estadual e estão valendo por 21 dias, a partir da publicação nesta terça-feira, 8, mas, caso os dados da Vigilância Epidemiológica alusivos à pandemia da Covid-19 se agravem, o município pode adotar novas medidas.

 

VACINAÇÃO

A imunização segue no Aeroporto de Araguari desde ontem 7, das 8 às 16 horas com vacinação de primeira dose para pessoas com 59 anos completos; primeira dose de pessoas na faixa etária de 18 a 59 anos com comorbidades e deficiência física permanente, que recebem ou não o BPC (Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência); segunda dose de profissionais de saúde e idosos com mais de 60 anos; primeira dose de força de segurança agendados previamente.

Nas escolas pré-agendadas (in-loco), serão imunizados professores de creches e ensino pré-escolar que ministram aulas presenciais.

Ainda, a imunização ocorre nas UBSF Maria Eugênia e Paraíso   para pacientes com comorbidades e deficiências permanentes, de 18 a 59 anos de idade, até às 15h.

Por hora, não há aplicação de doses na Policlínica municipal.

 

CENÁRIO MUNICIPAL

Araguari já soma 14.232 casos de infecção pelo novo coronavírus, atualmente com 3.894 pacientes em monitoramento, sendo 1.669 confirmados e 2.225 suspeitos. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 20 pacientes na Santa Casa de Misericórdia nas 20 vagas disponíveis. Também, estão ocupados 34 dos 54 leitos de enfermaria disponíveis nos hospitais de Araguari, sendo dez no Santo Antônio, seis na UPA, 15 no Hospital de Campanha e um no São Sebastião. Ainda, foram computados 382 óbitos confirmados para a doença, sendo um nas últimas 24 horas. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira, 7.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: