Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Covid-19: após novo estudo prefeitura anuncia que vai receber vacinas da Pfizer

ter, 25 de maio de 2021 08:12

Da Redação 

A vacinação contra Covid-19 vinha acontecendo em Araguari por meio de doses dos imunizantes AstraZeneca/Oxford e CoronaVac/Sinovac, que foram utilizados para proteger aproximadamente 28 mil araguarinos contra a doença (números atualizados nesta segunda-feira, 24).

Entretanto, na semana passada, a Gerência Regional de Saúde (GRS), em Uberlândia, havia recebido mais vacinas para distribuir aos municípios, incluindo as da Pfizer. Esses imunizantes, em razão de serem produzidos em material genético, precisam ser conservados de forma adequada, em alta refrigeração, o que levou o município a crer que não seria possível receber as doses, uma vez que não poderiam ser armazenados corretamente.

Apesar disso, após novas informações sobre a conservação da vacina da Pfizer serem incorporadas, a prefeitura informou, no sábado, 22, que poderia sim receber os imunizantes. “Pela forma que as doses são entregues, podemos mantê-las refrigeradas por algum tempo. Assim, devemos receber as vacinas e procederemos com a aplicação nos cinco dias consecutivos imediatamente. Além disso, o coordenador da vacinação também foi capacitado [em relação às vacinas da Pfizer]”, explicou a secretaria municipal de Gabinete, responsável pela comunicação oficial da prefeitura de Araguari.

A gestão municipal ainda informou que as aplicações de vacinas da Pfizer devem ocorrer em unidades de saúde, que são equipadas com refrigeradores.

 

Ainda, mais uma boa notícia: as gestantes de risco e mulheres que realizarão o parto em até 45 dias voltam a ser imunizadas a partir de hoje, 25. A vacinação estava suspensa para esse público, uma vez que o município contava apenas com doses de AstraZeneca, que foram suspensas nesse grupo em razão de contraindicações e orientações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

 

Parte das vacinas da Pfizer recebidas será destinada às mulheres grávidas e puérperas de risco, de acordo com a administração municipal, que serão convocadas por telefone para serem vacinadas nas UBSF Paraíso e na Maria Eugênia, que ficam nos dois extremos da cidade e têm salas de vacina refrigeradas, para garantir a segurança no manuseio e aplicação das doses, entre 8h e 16h.

Além das gestantes e puérperas de risco, que é um grupo muito pequeno, pacientes com comorbidades já cadastrados em unidades de saúde e que ainda não tomaram a vacina também estão sendo agendados. Os obesos mórbidos de 18 a 59 anos, mesmo sem agendamento prévio, podem procurar uma das duas unidades de saúde do Paraíso ou Maria Eugênia para receberem a primeira dose da vacina.

Idosos acima de 60 anos podem procurar a Policlínica da cidade para tomar a primeira dose. No mesmo local está sendo aplicada a segunda dose de CoronaVac e AstraZeneca em idosos e profissionais da saúde, como consta no cartão de vacinas.

A vacinação na Policlínica acontece no interior da unidade, das 8h às 17h.

A vacina da Pfizer também é ministrada em primeira e segunda doses, com intervalo de 21 dias.

 

CENÁRIO MUNICIPAL: 100% DE LEITOS DE UTI PARA COVID-19 OCUPADOS

Boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira, 24

Araguari já soma 13.030 casos de infecção pelo novo coronavírus, atualmente com 2.624 pacientes em monitoramento, sendo 1.113 confirmados e 1.511 suspeitos. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 20 pacientes na Santa Casa de Misericórdia nas 20 vagas disponíveis. Também, estão ocupados 24 dos 54 leitos de enfermaria disponíveis nos hospitais de Araguari, sendo três no Santo Antônio, cinco na UPA, 13 no Hospital de Campanha e dois no São Sebastião. Ainda, foram computados 367 óbitos confirmados para a doença, sendo um nas últimas 24 horas. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira, 24.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: