Coluna: Furando a bolha (05/05)
qua, 5 de maio de 2021 12:51EXÓRDIO E AGRADECIMENTOS
É com muita satisfação que inicio esta jornada na Gazeta do Triângulo, jornal que sempre li e acompanhei. Leio com atenção as colunas do Dr. Rogério Fernal, da minha amiga e incentivadora Raquel Costha, dos médicos que fazem um tremendo trabalho informativo para população e tantas outras.
Gostaria de começar este texto explicando qual será minha missão e o porquê do nome escolhido. O meu objetivo é bastante audacioso, confesso: furar bolhas.
Nestes tempos de extrema polarização alimentada pelas redes sociais, percebo cada vez mais o distanciamento e a dificuldade de ouvir as pessoas. Hoje, se tem opinião sobre tudo, ainda que esta seja formada em minutos, lendo um post aleatório no Instagram ou em alguma fake news de uma corrente do WhatsApp.
Este fenômeno recente nos fez entrar em bolhas. Por meio de algoritmos sofisticados (abordarei sobre isso com maior profundidade em outro momento), vemos e consumimos apenas aquilo que concordamos, damos dislikes em visões contrárias e reforçamos aquilo que nosso famigerado ego quer ouvir e ler. Sendo assim, deixamos de ter o contraditório — instrumento poderosíssimo para o amadurecimento e ressignificação da nossa visão de mundo. Claro que esse recurso só funcionará se a pessoa estiver com a mente aberta e aceitar que ninguém é dono da verdade, mas, com estudo e se guiando por fontes confiáveis, ela ficará mais próxima da realidade e deixará de cometer erros fatais.
Um jornal como a Gazeta tem a responsabilidade pela comunicação. Não podemos aqui ser levianos e publicar assuntos que não tenham embasamento científico, inclusive sob pena de sermos acionados na Justiça e responder por qualquer disparate — muito diferente dos propagadores de mentiras pela internet, que se camuflam no anonimato e contagiam com uma cepa as mentes que estão suscetíveis a acreditar naquelas inverdades.
Quantos negaram a vacina há alguns meses? Fizeram isso porque suas fontes de informações talvez não fossem as mais adequadas, deixaram de ouvir um epidemiologista sério para acreditar na fake espalhada pela Tia-avó no “zap”. E quantos hoje, com a realidade de milhares de mortes diárias, mudaram de opinião? — Arrisco a dizer que isso se deu porque a verdade nua e crua bateu na porta. Agora eles sabem que a vacina é uma das ferramentas mais importantes para nos tirar dessa terrível crise. Vemos nesse exemplo uma evidente espécie de mutação, contudo, não creio ser o modo mais adequado, pois muitos morreram negando sua importância e acreditando em mentiras e ajudaram a ressoar invencionices sobre um tema tão fulcral.
Não importa, meu caro leitor, se você é um pós-doutor em qualquer área do conhecimento ou que tenha o ensino médio: os algoritmos não escolhem classe social, nível de escolaridade ou raça. São democráticos, pois nos alienam de forma igual.
Como perceberemos, esse caminho é uma armadilha. Costumo citar o livro A República, de Platão, excerto em que ele fazia a diferenciação entre Doxa e Episteme. Aquela seria a opinião subjetiva, sem base técnica, que depende das aparências, portanto não confiável. Já a episteme seria o conhecimento fundado na objetividade, com base científica, com dados inorgânicos, com argumentos sólidos e profundos. Será esse o iter que buscarei aqui.
Para isso, convidarei grandes especialistas em suas áreas, as quais que podem ser ou não afins com a minha formação. Quero, junto com vocês, ler pessoas preparadas, que dedicaram suas vidas ao estudo e que podem verdadeiramente colaborar com nossa sociedade. Tendo isso em vista, eventualmente abrirei espaço nesta coluna com o propósito de trazer informações das diversas áreas do conhecimento, seja no direito, na medicina, na economia, nas finanças, no meio ambiente etc. Também poderei realizar entrevistas com especialistas, deixando claro que não é porque eu entrevisto fulano ou sicrano que necessariamente concordo com suas ideias quanto a temas políticos, por exemplo. Mesmo não concordando, darei espaço apenas para pessoas que defendem a ciência, sempre, independentemente da ideologia política. Conheço pessoas fantásticas da esquerda, centro e direita. Acredito que todos possam contribuir com o debate. De outro modo, jamais abrirei espaço para ludibriadores.
Também trarei textos informativos sobre as áreas de minha atuação, no direito previdenciário, constitucional e civil. Abordarei assuntos diversos… Então, não se surpreenda com o que vem por aí.
Quem me conhece sabe que sempre fui um leitor voraz, sou apaixonado pelo conhecimento e nunca me adstringi apenas ao direito. Portanto, não ficarei somente na minha zona de conforto, quero explorar com profundidade outros assuntos que ao longo da vida também me aprofundei e sei que será útil para a nossa região.
Por fim, gostaria de fazer alguns agradecimentos. Sou um sujeito grato e nunca esqueço daqueles que me fizeram bem. Muitas pessoas importantes passaram em minha vida acadêmica e profissional.
O primeiro grupo de pessoas que queria agradecer são todos os professores. Sou grato a cada um deles. A dona Vânia, da segunda série, que me ensinou a importância da alteridade. A Dona Clita, que contava histórias fantásticas para a sala, despertando a imaginação e o gosto pela leitura. A Dona Marisa, que pegava na mão de cada aluno e levava para a luz. A Nair Monteiro, professora de português que sempre nos ensinou o respeito pela língua mater. A todos os meus professores do colegial, da faculdade e das pós-graduações, deixo minha sincera homenagem. Vocês, sem proselitismo, são os profissionais mais importantes que passam por nossas vidas.
Também gostaria de agradecer aos profissionais com quem trabalhei. Ao Edilson, do juizado, costumo dizer que se todos os funcionários públicos fossem dez por cento dele, estaríamos no primeiro mundo. A Denise, ao Ademar e a Cinthia, do juizado também, pelos tantos ensinamentos que aprendi na época de meu estágio no TJMG.
Deixo minha homenagem ao finado Dr. Sebastião Naves de Resende Fillho, com quem trabalhei no MPE e pude ver e aprender a importância do respeito ao meio ambiente. Era uma pessoa séria, compenetrada, de poucas palavras, mas os valores inestimáveis que tinha, como ética, seriedade, profissionalismo, probidade, respeito à legislação e à legalidade eram únicos. Realizou um grande trabalho para Araguari. Ao inestimável Dr. Darli Amaral, que dedicou sua vida a fazer o bem ao próximo, sem falar que foi uns dos maiores profissionais multidisciplinares que já conheci, um orgulho para as Minas Gerais, deixo um abraço extensivo à sua família e minhas condolências. Ao meu sócio, Dr. Brenno Barbosa, por década de amizade e labuta.
Encerrando aqui, espero que nossos encontros nas quartas sejam proveitosos e que, se eu conseguir fazê-lo sair da bolha por um minuto, estarei satisfeito. No nosso próximo encontro falarei sobre as fake news e as consequências nefastas que elas geram para a nossa sociedade.
Até a próxima.
11 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Be8 implanta fábrica em Uberaba em 2025 seg, 23 de dezembro de 2024
- Setor vitivinícola reforça o “brinde legal” em combate ao mercado ilegal de vinhos e espumantes seg, 23 de dezembro de 2024
- Quase 500 presos fazem Enem em JF sáb, 21 de dezembro de 2024
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (20/12) sex, 20 de dezembro de 2024
- Gás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no municípioGás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no município sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...
Uau! Que texto! Boa sorte pro colunista,.. irei acompanhar
Ótima proposta! É disso que nossa cidade precisa, informações claras e pautadas na ciência. Vou acompanhar a coluna semanalmente.
Que apresentação! Irei acompanhar semanalmente. Em tempo que fakenews e ódio são disseminados, o remédio é a ciência e a verdade. Parabéns Dr. Leandro.
Boas colocações Dr. LEANDRO , quero acompanhar sempre seus textos , parabéns ao jornal Gazeta .
Parabéns pela excelente apresentação. Tenho certeza de que seremos presenteados com importantes informações sobre variados temas, com diferentes pontos de vista. Parabéns ao Dr Leandro Alves por toda competência e seriedade em sua nova jornada.
Sempre um imenso prazer acompanhar suas leituras, e agora melhor ainda nessa coluna.
Sua opinião tem muito a agregar ao mercado e à nossa região. Sucesso!
Parabéns! Será ótimo acompanhar seus textos!
Muito bem escrevido o texto. Gostei bastante, acompanharei as publicaçao desse doutor..
Que bacana o jornal abrir espaço assim. O texto é bastante impressionante. Ansioso para as próximas semanas. Não conhecia o Leandro, mais gostei da sua escrita.
Ansioso pelas próximas matérias. O texto de apresentação ficou incrível…Parabéns Dr. Leandro
Que introdução! Parabéns Dr. Leandro! Será um prazer acompanhar seus textos, pois você é uma das pessoas que eu admiro, respeito, e claro, além de nossa amizade de longa data, com certeza tem muito à acrescentar para nós leitores. Sucesso!