Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Vendedores ambulantes fomentam a economia do munícipio, diz vereador

qua, 28 de abril de 2021 09:16

Da Redação

Vereador sai em defesa de vendedores ambulantes: “eles fomentam a economia do município”.

Nesta terça-feira, 27, durante reunião ordinária na Câmara Municipal, o parlamentar Vinícius Duarte (Republicanos) levantou questionamentos a respeito de possíveis situações em que vendedores ambulantes seriam retirados do local onde estariam trabalhando. O assunto rendeu polêmica na cidade.

A reportagem da Gazeta procurou o edil, que deu suas razões para defender a causa. “Fizemos um requerimento ao prefeito para que os ambulantes não sejam retirados dos logradouros públicos, principalmente agora na pandemia. Se você tem cinco pessoas vendendo ‘espetinhos’ e você tira elas de lá, serão mais cinco desempregados”, disse Vinícius.

Ainda, ele defendeu que a classe é importante, uma vez que movimenta a economia da cidade. “A prefeitura poderia fazer quiosques em avenidas largas, como a Minas Gerais, e colocar esses vendedores lá, até mesmo fomentando a economia, além de gerar união familiar, o pai de família vai até lá com a esposa comer uma ‘jantinha’. É algo muito bom para aproximar a família. Em época de pandemia é inevitável o distanciamento, mas não dentro da família. […] que possam regularizar, para que os vendedores ambulantes façam aquilo que sabem fazer de melhor, que é servir os alimentos, e não fiquem desempregados, além de fomentar a economia do município”, concluiu o edil.

Procurada pela reportagem, a prefeitura informou que não impede pessoas de trabalhar. “De acordo com o Código de Posturas do Município, está regulamentada a venda ambulante. Porém, venda ambulante é diferente de montar uma barraca em uma calçada, praça ou via pública qualquer. Em algumas situações, o vendedor instala, em um local específico, uma barraca para vender seu produto e ainda coloca mesas e cadeiras no passeio. Pelo Código de Posturas, isso nunca pôde acontecer. Já a venda ambulante pode, ela é regulamentada. Ainda, no último decreto, foram estabelecidas normas sobre o uso de canteiros centrais de avenidas, calçadas, praças, e devem ser observadas”, informou a procuradoria do município.

Questionada sobre o requerimento apresentado pelo parlamentar, a prefeitura afirmou que “assim que recebermos o requerimento, responderemos ao vereador [com as explicações necessárias]”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: