Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura de Araguari realiza mais um ‘mutirão da dengue’ no próximo fim de semana

sex, 16 de abril de 2021 08:01

Da Redação

Material que poderia ser usado pelo mosquito Aedes Aegypti sendo retirado pela equipe do setor de zoonoses no fim de março

A prefeitura de Araguari, através de seu setor de controle de Zoonoses, anunciou nesta semana que no próximo sábado, 17, realizará a segunda edição do “mutirão contra dengue”, que é uma ação do município de combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zica vírus e chikungunha.

A primeira edição já havia ocorrido anteriormente, na última semana do mês de março, alcançando os bairros Amorim, Bosque e Novo Horizonte. Ao todo foram 114 servidores envolvidos na ação. O número de imóveis visitados foi de 3.456 no total. A quantidade de materiais inservíveis retirados foi de 5.180 kg. Por parte do 2º Batalhão Ferroviário, foram retirados 48.840 kg de entulhos que estavam alojados em terrenos baldios. No “Dengômetro”, a campanha realizou a troca de 285 kits de material escolar por possíveis criadouros, totalizando 236 kg. Na ação com blitz educativa foram abordados 200 veículos, sendo entregues 200 ‘lixocar’ e panfletos educativos.

Os bairros São Judas e São Sebastião serão os beneficiados nesta segunda edição, e o município já iniciou os preparativos para o segundo mutirão contra o Aedes Aegypti.

Com o tema “O cuidado com a saúde começa em casa”, o departamento de Zoonoses fará novas ações de combate ao mosquito transmissor no sábado, dia 17 de abril.

Os trabalhos são divididos em três frentes: o ‘mutirão de limpeza’ no bairro São Judas, das 7h30 às 17h, que será feito através do recolhimento de possíveis criadouros do mosquito (materiais inservíveis e de fácil remoção); o “Dengômetro”, que consiste na troca de possíveis criadouros do mosquito por materiais escolares, com a Unidade Básica de Saúde Familiar (UBSF), bairro São Sebastião, das 8h às 16h; e a ‘Blitz Educativa’, que será realizada das 8h às 11h, na avenida Senador Melo Viana (em frente à Escola Estadual Antônio Nunes), com a distribuição de kits educativos (panfletos e ‘lixocar’ personalizados).

A equipe da Zoonoses destacou que durante o mutirão serão recolhidos apenas possíveis criadouros do mosquito de fácil remoção (latas, garrafas, lonas, plásticos, pneus, entre outros). O “Dengômetro” também fará o recolhimento dos mesmos materiais, exceto pneus, que devem ser entregues aos agentes durante o mutirão ou encaminhados ao Ecoponto, que fica próximo ao Cemitério Park.

As ações do município são oportunas, mesmo com a incidência de casos de dengue sendo baixa em Araguari, pois, através das iniciativas, é possível manter a doença sob controle durante todo o ano.

1 Comentário

  1. Eliane disse:

    Esse negócio de terrenos baldios, casas velhas abandonadas, só servem para juntar lixo. Terrenos da população não adianta porque não fazem nada mesmo, podia até existir uma lei para leiloar. Os terrenos que forem da prefeitura a única solução é fazer alguma coisa no local, como uma praça de esportes, uma horta comunitária, uma praça, porque senão vira depósito de lixo, porque convenhamos o terceiro mundo não é lá muito adepto ao asseio, então tem que ter alguma coisa no local.

Deixe seu comentário: