Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

CDL e entidades doam insumos para saúde em Araguari

qui, 25 de março de 2021 00:15

Da redação

Boletim epidemiológico municipal desta quarta, 24

A falta de recursos materiais e humanos no combate à covid-19 tem sido uma preocupação geral por todo o país. A crise de oxigênio em regiões do Norte há algumas semanas é um dos casos que demonstram como o avanço da doença é capaz de levar todo um sistema de atendimento na área da saúde ao colapso.

Em Araguari, a alta ocupação dos leitos hospitalares destinados ao tratamento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus mostra que um agravamento repentino poderia “estrangular” a capacidade de atendimento da Saúde, uma vez que já opera em sua capacidade máxima.

Dentro deste cenário de incertezas, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Araguari), na pessoa de seu presidente, Pedro Luiz, que formou um mutirão com a Sicoob Aracoop, supermercados União e Badião, além de pessoas que fizeram doações de forma anônima, entregou à prefeitura de Araguari 150 máscaras de alta concentração com reservatório adulto utilizadas no atendimento aos pacientes com covid-19.

Assim, nesta quarta-feira, 24, a secretária municipal de Saúde, Soraya Ribeiro, recebeu de Pedro Luiz as doações. Segundo a chefe da pasta da saúde, todo tipo de doação e ações individuais e coletivas que são de iniciativa popular ou empresarial colabora com o trabalho dos profissionais da saúde na linha de frente contra a doença, e no atendimento aos pacientes, que é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “ O município tem tomado providências para garantir o melhor atendimento à população e condições de trabalho aos profissionais, mas estamos em uma fase crítica da pandemia e as doações sempre chegam em boa hora”, afirmou Soraya.

Presidente da CDL Araguari, Pedro Luiz, ao lado da secretária municipal de Saúde, Soraya Ribeiro, durante doação de insumos

À reportagem, ainda sobre as doações, Pedro Luiz contou que mais contribuições devem acontecer nos próximos dias. “Outras campanhas estão sendo feitas com parcerias entre a CDL e demais Entidades e Associações. Creio que na semana que vem apresentaremos ótimas notícias, que vão ao encontro da melhoria do sistema de saúde de nosso município. O grupo é denominado ‘Unidos Por Araguari’”, disse o presidente da CDL.

 

VACINAÇÃO

De acordo com informações da prefeitura, nesta quinta-feira, 25, os idosos com 73 anos começam a ser vacinados na cidade. O local de vacinação é o mesmo, no aeroporto municipal, e o horário continua das 8h às 17h. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, depois da imunização nesta quarta-feira, 24, em que 1200 pessoas receberam a primeira dose e outras 350 a segunda dose da CoronaVac, restaram 600 vacinas para dar sequência.

As senhas são distribuídas a partir das 6h da manhã, e a aplicação começa às 8h. A gestão do município reforça que a administração das doses será em ‘drive thru’ (sem a necessidade de descer do veículo), em razão da necessidade de garantir a segurança dos idosos e acompanhantes. Somente as pessoas que não puderem ir de carro podem ser vacinadas no interior do aeroporto. A Secretaria de Trânsito fará fiscalização na porta do local para assegurar o respeito às regras e o bom andamento das atividades.

Idosos acamados com 73 anos ou mais podem agendar a visita do agente para receber a vacina em casa. O telefone é: 3690-3048.

 

ONDA ROXA

O governo de Minas Gerais estendeu a duração da onda roxa, etapa mais restritiva do Minas Consciente, até o dia 4 de abril.

Atualmente, 714 pessoas aguardam vaga em leitos de UTI no estado. Com a prorrogação da onda roxa, o objetivo é reduzir o número de casos e a fila por internação.

Nesta quarta-feira, 24, Minas Gerais bateu recorde de mortes pelo novo coronavírus em 24 horas, com 374 registros. O número de casos contabilizados da doença também foi recorde e chegou a 13.796. Em Araguari o número é de 285 óbitos. Em âmbito nacional, após um ano de estratégias do Governo Federal que fracassaram na contenção do contágio, a marca das 300 mil mortes pela doença foi ultrapassada.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: