Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari não sofre com falta de insumos hospitalares e oxigênio, diz prefeitura

sex, 19 de março de 2021 00:09

Da redação

Boletim epidemiológico municipal divulgado nesta quinta, 18

As vacinas contra covid-19 mal chegam nos refrigeradores municipais e já são aplicadas nos grupos prioritários. A prefeitura, que tem feito a gestão das doses, recebe os imunizantes da Regional de Saúde (Uberlândia) e em seguida anuncia local e horário para administração no público alvo.

Entretanto, a vacinação, em todo o Brasil, não tem sido rápida, inclusive pela falta de doses, que vão chegando aos poucos. Assim, a prefeitura informou que é possível que a Regional solicite que o município busque novo lote de vacinas na próxima segunda, 22. Se assim ocorrer, a imunização em Araguari deve ter prosseguimento no dia seguinte, 23.

Atualmente, há 400 doses da CoronaVac para serem administradas como segunda dose. Ontem, foram destinadas aos vacinados no dia 4 de março,  e hoje, 19, para os que se imunizaram no dia 5. Os idosos que tomaram a AstraZeneca tem prazo de 30 a 90 dias para a segunda aplicação. O local da vacinação é no aeroporto municipal.

Além disso, a reportagem procurou a gestão para questionar a respeito dos insumos hospitalares e do oxigênio no município. “Nossa situação a respeito do oxigênio é confortável. Temos muitos cilindros e estamos sempre fazendo o refil, não há escassez, conseguimos atender todos os leitos. A empresa que fornece [oxigênio] alega não ter os botijões, mas o município tem. Não temos problemas quanto a esses quesitos”, pontuou o secretário de Gabinete municipal, Flávio Soares.

 

ÓBITO DE VACINADOS

Outra situação que ainda gerava dúvidas eram óbitos de idosos acima de 80 anos por covid-19, que já deveriam estar, em tese, vacinados contra a doença. “Tivemos ao menos um caso de uma idosa que faleceu com covid-19 e havia sido vacinada. Porém, são casos isolados, essas pessoas podem já ter complicações anteriores, e não necessariamente quer dizer que a vacina não fez efeito”, disse a especialista em infectologia da prefeitura, Dra. Alexandra.

 

CENÁRIO MUNICIPAL

O boletim epidemiológico municipal da última quinta-feira, 18, apontou quatro mortes para covid-19. Todos do sexo masculino entre 37 a 82 anos.

Os números atuais chegam a 9.590 casos positivos para Covid-19, 2.377 em monitoramento, sendo 958 confirmados e 1.419 suspeitos. Há 272 óbitos causados pela doença registrados, e mais três suspeitos. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 27 pacientes na Santa Casa de Misericórdia, representando 90% de sua ocupação máxima. Ainda, estão ocupados 21 (84%) leitos de enfermaria no Hospital de Campanha, cinco (71%) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), cinco (83%) no Hospital São Sebastião, seis (50%) no Hospital Santo Antônio e dois na Santa Casa. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta quinta, 18.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: