Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Temporal causa danos em Araguari

qua, 9 de dezembro de 2020 01:00

Da Redação

Neste final de semana, em especial no fim de noite do domingo, 6, e na madrugada da segunda-feira, 7, chuvas fortes e raios atingiram o município de Araguari por cerca de uma hora e meia. Durante o temporal pessoas ficaram ilhadas, outras foram arrastadas em enxurradas, veículos ficaram presos em alagamentos e ruas ficaram inundadas. Um dos locais mais atingidos na cidade foi o bairro Maria Eugênia, nas ruas Formosa e Planaltina, bem como na Avenida Coronel Ferreira Alves, de acordo com informações dos bombeiros.

Na madruga de ontem, 7, a partir da meia noite, os Bombeiros Militares começaram a receber diversas solicitações durante o temporal, e se desdobraram para atender aos vários chamados. Dentre eles, uma mulher que trafegava com sua bicicleta pela via pública quando foi atingida pela pancada de chuva e, com a força da correnteza e do vento, acabou sendo arrastada pela enxurrada. A vítima foi socorrida por uma guarnição dos bombeiros e levada até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O muro de uma residência desabou e a casa ficou alagada durante o temporal

O muro de uma residência desabou e a casa ficou alagada durante o temporal

 

Ainda segundo as informações, uma residência localizada à rua Formosa, no bairro Maria Eugênia, teria sofrido danos físicos significativos. O muro da casa não resistiu e acabou desabando. A casa ficou alagada em uma profundidade de aproximadamente um metro. A Defesa Civil foi acionada para comparecer ao local e tomar os devidos cuidados.

Os Bombeiros Militares, que atuaram por cerca de três horas durante a madrugada em meio ao temporal nas localidades mais atingidas, firmaram um “ponto base” e as guarnições seguiram a pé, para que pudessem ter acesso às residências atingidas e avaliar as situações de risco. Também, foi preciso a “atuação mecânica” para desobstruir as galerias (bueiros e bocas de lobo), com recolhimento de lixo e entulhos para que a água da chuva pudesse escoar com mais facilidade e fluidez.

A maior parte dos alagamentos, principalmente os que ocorrem nas zonas urbanas, é causada e intensificada pelas ações humanas prejudiciais ao meio ambiente, principalmente no que diz respeito ao incorreto descarte do lixo.

Bombeiros Militares trabalharam por aproximadamente três horas, prestando socorro durante o temporal.

Bombeiros Militares trabalharam por aproximadamente três horas, prestando socorro durante o temporal.

Após as chuvas fortes, a prefeitura ainda realizou limpeza nas vias afetadas, através da equipe da Secretaria Municipal de Obras, que foi direcionada para intensificar os serviços, que incluem a varrição, desobstrução de bueiros e a retirada de terra, resíduos e entulhos arrastados pela correnteza.

Sacolas, placas de carros, lixos e garrafas pet foram alguns dos resíduos encontradas e que poderiam atrapalhar o escoamento da água, segundo o secretário de Obras, Expedito Castro Alves. “Os alagamentos foram causados por diversos fatores, além do volume de chuva muito acima do esperado”, explicou o secretário.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: