Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Cemitérios estarão fechados para visitação no feriado de Finados

seg, 19 de outubro de 2020 10:18

Da Redação 

Celebrado no dia 2 de novembro (segunda-feira), o feriado de Finados ou Dia dos Mortos como é popularmente conhecido, também será impactado pela pandemia da Covid-19 em Araguari. Isso porque, diante das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o distanciamento e isolamento social em combate e prevenção à proliferação do vírus, os cemitérios Bom Jesus e Park estarão fechados para visitação nos dias 31, 1 e 2, sábado, domingo e segunda, respectivamente.

Cidadãos poderão visitar as sepulturas durante o restante dos dias.

Cidadãos poderão visitar as sepulturas durante o restante dos dias.

 

A informação é do secretário de Obras, Expedito Castro, que explicou que a medida será estabelecida no intuito de evitar aglomerações no local, isso porque, os cemitérios mencionados, juntos às unidades nos distritos de Amanhece, Piracaíba, além das comunidades de Florestina (Barreirão), Campo Redondo e Santo Antônio costumam receber de 40 a 50 mil pessoas nesta data todos os anos.

No entanto, os familiares e amigos que quiserem prestar as homenagens aos entes falecidos poderão se dirigir a uma das seis unidades mencionadas em qualquer outro dia, antes ou depois do final de semana correspondente ao feriado, desde que respeitem as normas de segurança sanitária recomendadas e que evitem tumulto no local.

Questionado sobre a manutenção do local mesmo sem a abertura para visitação, o secretário de Obras informou que os serviços em todos os cemitérios são contínuos, realizados durante todos os dias, o ano todo, por servidores fixos que são remunerados mensalmente. Portanto, as dependências se encontram em condições adequadas, mesmo sem grandes reparos que normalmente são realizados especialmente para esta data em questão.

Também é importante lembrar que, o fechamento dos cemitérios também irá afetar o comércio ambulante de flores que, normalmente se situa em frente ao local no intuito de comercializar os produtos e auxiliar aquelas pessoas que não tiveram tempo de preparar um arranjo com antecedência. É costumeiro que, sempre nesta época do ano, a Prefeitura através da Secretaria de Serviços Urbanos disponibilize um período de inscrições e realize o sorteio das vagas daquelas barraquinhas autorizadas a atuar na localidade. Anualmente, cerca de 35 vendedores autônomos participam deste processo. Contudo, desta vez, serão integrados ao grupo de cidadãos impactados pelas restrições do novo coronavírus.

1 Comentário

  1. Cezar disse:

    De certo os mortos transmitem covid. Se os bares estão lotados, os bancos nem se fala e outros estabelecimentos, por que não ter competência e permitir acesso em grupos aia cemitérios? Deve ser para não vermos a vergonha que se encontram. O Park é o retrato da nossa política.

Deixe seu comentário: