Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Universidade portuguesa busca parceria com Prefeitura

qui, 1 de maio de 2014 10:17
Instituição visa formalização de intercâmbio cultural de
professores e estudantes do ensino superior e secundário

O grupo veio a convite do Colégio Nacional e teve reuniões com a Universidade Federal de Uberlândia e com outras instituições. Foto: Daniel Nunes/SECOM/PMU

O grupo veio a convite do Colégio Nacional e teve reuniões com a Universidade Federal de Uberlândia e com outras instituições. Foto: Daniel Nunes/SECOM/PMU

DA REDAÇÃO – Alguns representantes da Universidade Beira Interior, de Corvilhã (Portugal), foram recepcionados nesta segunda-feira (28) pelo prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado. A visita foi intermediada pela Secretaria de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia e teve como objetivo a retomada de conversações da instituição de ensino com o município, buscando a formalização de intercâmbio cultural de professores e estudantes do ensino superior e secundário, através de futuras parcerias entre as duas partes.

O relacionamento entre uberlandenses e portugueses começou há 10 anos, quando o Colégio Nacional iniciou uma parceria com a Escola Básica Quinta das Palmeiras. Através dessa integração, foi desenvolvido um projeto de mestrado intitulado  “O Descobrimento”,  resultando no intercâmbio, através da internet, quando o meio de comunicação virtual ainda estava em processo de expansão no Brasil.     Durante a visita, o diretor do Colégio Nacional, Tomé de Freitas Caires Júnior, recordou o protocolo assinado entre o educandário e a escola básica e manifestou a expectativa de novos intercâmbios. O vice-reitor da universidade Beira Interior, João Canavilha, fez uma exposição sobre a instituição e destacou que o ingresso dos estudantes pode se dar através do Enem, cujo processo seletivo é aceito pelo educandário. Segundo ele, a intenção da sua universidade é abrir 300 vagas dirigidas a estudantes internacionais.

O secretário municipal de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia, Carlos José Diniz, explicou que o programa favorecerá a pesquisa em ciência e tecnologia e também a integração entra brasileiros e portugueses. O vereador Professor Neivaldo, líder do Executivo na Câmara Municipal, reafirmou que o convênio proporcionará aos alunos grandes oportunidades.

O prefeito Gilmar Machado desejou boas-vindas aos portugueses e assegurou que o município está aberto para a parceria. Ele destacou o papel de Uberlândia como cidade educadora e que o relacionamento entre as partes resultará no intercâmbio estudantil entre os dois países. A comitiva portuguesa chegou a Uberlândia já faz alguns dias. O grupo veio a convite do Colégio Nacional e teve reuniões com a Universidade Federal de Uberlândia e com outras instituições privadas de ensino superior.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: