Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Ambulantes questionam forma de fiscalização da prefeitura

dom, 4 de outubro de 2020 00:37

Da Redação

Ambulantes ressaltam que a venda de pequis na região central da cidade foi o principal alvo da fiscalização

Ambulantes ressaltam que a venda de pequis na região central da cidade foi o principal alvo da fiscalização

Vendedores que tem o costume de permanecer na região central da cidade têm questionado se há uma legislação específica que impeça o seu trabalho em Araguari. Eles afirmam que estão sendo retirados das ruas por fiscais da prefeitura. “Não estão deixando a gente trabalhar, por isso queremos saber se é por causa da pandemia ou alguma outra legislação. Os trabalhadores que vendem pequi são os principais alvos, mas nossa mercadoria não atrapalha o comércio, diferente daqueles que vendem assessórios, roupas ou sapatos, o que influencia nas atividades comerciais dos demais lojistas do centro”, afirmou um trabalhador que preferiu não se identificar.

Para saber como tem acontecido esse tipo de fiscalização, a reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Cândido Costa Arruda. Segundo ele, não há ordem de retirada dos vendedores, apenas tem sido cumprida a legislação vigente que prevê a proibição da aglomeração em vias públicas. “Não temos conhecimento da retirada desses vendedores. Devido à covid-19, estamos com número de fiscais reduzido, mas continuamos notificando caso tenhamos conhecimento da comercialização irregular e até aprendendo mercadorias, se for o caso. Porém, no momento o que pode estar acontecendo é a fiscalização e o cumprimento das medidas estabelecidas pelo decreto municipal, sendo importante ressaltar que elas têm como objetivo prevenir a transmissão do novo coronavírus”, afirmou.

Por outro lado, a população também questiona a utilização das calçadas pelos vendedores, pois, muitas vezes dificulta o acesso a estabelecimentos e o trânsito de pedestres. Em conversa com alguns comerciantes, a reportagem verificou que o assunto divide opiniões, no entanto, lojistas acreditam que, no caso dos vendedores de pequis, deveria ser oferecido um local fixo para que pudessem trabalhar, seguindo as recomendações contra a covid-19.

Cabe ressaltar que o vendedor ambulante regularizado deve portar o documento e circular com a mercadoria. Em caso de irregularidades, fiscais da secretaria podem ser acionados. Sendo assim, as denúncias devem ser encaminhadas para a Secretaria de Serviços Urbanos por meio do número (34) 3690-3181. 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: