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Comitê Gestor é criado em Araguari para acompanhar implementação da Lei Aldir Blanc

qui, 17 de setembro de 2020 00:30

Da Redação

A Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec) passa a contar com um Comitê para apoiar e acompanhar as ações do setor cultural, bem como, a distribuição de recursos relacionadas à Lei Aldir Blanc. A criação do Comitê Gestor de Recurso Emergencial está prevista pela portaria nº. 015.  De acordo com o presidente da Fundação, Rafael Scalia Guedes, o mesmo ficará responsável por estabelecer diretrizes, propor estratégias e buscar meios para garantir a implementação dos benefícios previstos na Lei 14.017 de 29 de junho de 2020.

A Fundação Araguarina de Educação e Cultura será responsável pela coordenação do Comitê Gestor e apoio às atividades

A Fundação Araguarina de Educação e Cultura será responsável pela coordenação do Comitê Gestor e apoio às atividades

Denominada Lei de Emergência Cultural, a iniciativa prevê a descentralização dos recursos a estados e município para fortalecer o Sistema Nacional de Cultura. “A Lei pretende auxiliar espaços culturais, agentes e profissionais da cultura através da destinação de recursos financeiros durante a pandemia da covid-19. Sendo assim, o Comitê Gestor irá acompanhar as ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública, apoiando assim, as apresentações artísticas/culturais por meio digital, levando lazer, entretenimento e saúde mental aos munícipes”, afirmou.

Segundo a portaria, ficou definido que o Comitê conta com representantes da Fundação Araguarina de Educação e Cultura, do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Araguari e da classe, como artistas, agentes culturais, técnicos, produtores, gestores, prestadores de serviços na área cultural como representantes da sociedade civil. Os membros foram indicados por dirigentes dos órgãos municipais e das entidades de classes organizadas.

Sendo assim, o Comitê será formado por Rafael Scalia Guedes que também é o presidente responsável pela coordenação do Comitê Gestor, bem como, pelo apoio administrativo e pela documentação relativa às suas atividades. Também fazem parte do Comitê, Jales Martins Rodrigues, Juliano Santana Guimarães, Cristina Augusto da Silva, além de Diogo Machado Cunha e Sousa, Pedro Felipe Cezário Trebeschi, Idelizia da Cunha Cardoso, tendo como suplentes: Luís Sérgio de Oliveira, Raquel de Faria Oliveira Damasceno Ribeiro.

Uma das vagas ainda falta ser preenchida. O prazo para que voluntários manifestem seu interesse vai até sexta-feira, 18. Para auxiliar no trabalho, poderão ser convidados a participar das reuniões do Comitê Gestor representantes de outras secretarias do município, profissionais vinculados às secretarias estaduais e municipais de cultura, além de especialistas em temas e questões importantes para o desenvolvimento do referido trabalho.

A atuação dos membros do Comitê não será remunerada e será considerada atividade de relevante interesse social. A reportagem verificou, ainda, que a inscrição para a seleção de propostas artísticas e culturais de artistas residentes em Araguari, termina nesta quinta-feira, 17. O edital emergencial de chamamento público foi republicado para prorrogar a data, no intuito de oportunizar a participação de todos os profissionais do setor cultural da cidade. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail cultura.faecaraguari@gmail.com.

O valor do total edital é de 83 mil reais que serão implementados em propostas individuais, duplas ou grupos. A iniciativa, segundo Rafael Guedes, pretende movimentar a cadeia produtiva cultural de Araguari e reduzir os impactos negativos gerados no setor cultural de Araguari devido à pandemia causada pela covid-19. Conforme o edital, a seleção acontecerá entre os dias 18 e 23 de setembro. A divulgação dos resultados será no dia 25 do mesmo mês. O cronograma completo pode ser acompanhado através do site https://faecaraguari.com.br/.

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