Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Município entra na “onda vermelha” a partir deste sábado

sex, 11 de setembro de 2020 11:17

Da Redação

- Apenas o comércio considerado essencial poderá se manter aberto na próxima semana, segundo a decisão do Comitê

Apenas o comércio considerado essencial poderá se manter aberto na próxima semana, segundo a decisão do Comitê

Araguari vai cumprir a decisão do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, que na última quarta-feira, 9, deliberou sobre o retorno da macrorregião do Triângulo Norte para a onda vermelha do plano estadual Minas Consciente. A determinação levou em consideração o aumento no número de casos do novo coronavírus na macrorregião, principalmente relacionados à Araguari e Uberlândia.

De acordo com o subsecretário de Saúde, Saulo Borges, a mudança vale a partir deste sábado, 12. Sendo assim, prefeitura aguarda as recomendações que serão publicadas no Diário Oficial do Estado, visto que o município segue as determinações do Minas Consciente. Posteriormente, a administração irá publicar um novo decreto municipal, no intuito de orientar comerciantes sobre as medidas restritivas que estarão em vigor na cidade pelas próximas semanas.

Segundo verificou a reportagem, na onda vermelha está permitido apenas a abertura de atividades consideradas essenciais, como por exemplo, supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência; bares (somente para delivery ou retirada no balcão); além de açougues; farmácias, pet shop; bancos, casas lotéricas, serviços de reparo e manutenção; lojas de informática e aparelhos de comunicação; hotéis, e pensões; construção civil e obras de infraestrutura; comércio de veículos, peças e acessórios automotores.

Sobre o retorno de Araguari para a onda mais restritiva, o secretário de Fazendo, Aílton Donisete ressaltou que nas últimas semanas, grande parte da população voltou à vida normal, como se a pandemia já tivesse acabado. Também houve registro de festas em residências, além da maior movimentação de pessoas em bares da cidade. “Por isso agora, mais do que nunca, todos devemos ter senso coletivo do risco da doença, pois a atitude de cada um refletirá diretamente na diminuição ou aumento do número de contágios e consequentes mortes”, disse em entrevista.

O município segue as determinações do Minas Consciente

O município segue as determinações do Minas Consciente

A situação epidemiológica do município e região será analisada semanalmente. Assim, a principal orientação da Secretaria Municipal de Saúde, é de que a população mantenha os cuidados preventivos como uso de máscaras, higienização das mãos e, principalmente, mantenha o isolamento social, que teve uma redução considerável após a flexibilização das atividades comerciais. A expectativa é de que as medidas restritivas resultem na queda dos casos positivos e óbitos na microrregião Araguari/Uberlândia, que registrou a maior incidência da doença no território mineiro, com 242,8 a cada 100 mil habitantes.

Desde o início da pandemia, Araguari já registrou 2.650 diagnósticos positivos e 1.280 suspeitas em monitoramento. O reflexo do aumento das notificações também tem sido visto nas internações registradas nesta semana. Segundo o boletim municipal, a cidade completou o quarto dia de ocupação de 100% de leitos de UTI. São 23 pessoas internadas nestes leitos e outras 12 em enfermaria.

Os óbitos não sofreram alterações, tendo sido registradas 63 mortes causadas pela covid-19.

Em contrapartida, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) aponta para 2.615 notificações confirmadas para a doença e 501 pacientes em acompanhamento. O número de óbitos continua em 66 registros confirmados. O informativo aponta ainda para 2.048 casos recuperados na cidade. Das 27 cidades que integram o Triângulo Norte, a maior e com mais casos confirmados é Uberlândia. A prefeitura ainda não se posicionou sobre a mudança, até o fechamento desta edição. A cidade está em segundo na lista dos municípios com maior número de casos do Estado, registrando 22.625 casos positivos e 453 mortes.

 

Dados Estaduais

Minas Gerais registrou até o momento, 242.533 casos confirmados de coronavírus, dos quais 6.009 resultarem em morte. Foram 4.018 casos a mais e 74 registros novos de mortes em 24 horas. Em apenas duas semanas, o estado passou de 5 mil para 6 mil pessoas mortas pela Covid-19. Belo Horizonte é a cidade que concentra mais mortes – 1.080 – e também mais casos confirmados da doença: 36.351.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: