Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Estabelecimentos são fiscalizados para coibir descumprimentos

qua, 9 de setembro de 2020 09:21

Da Redação

O anúncio sobre a continuidade do funcionamento do comércio em Araguari tem causado dúvidas em muitos comerciantes. Dentre elas, está o horário de funcionamento, principalmente em supermercados.  Desta forma, a prefeitura intensificou durante o final de semana, as fiscalizações no intuito de orientar e garantir que fossem cumpridas as normas que regulamentam os serviços na cidade.

A prefeitura, em conjunto com a Polícia Militar, está realizando ações de fiscalização em toda a cidade

A prefeitura, em conjunto com a Polícia Militar, está realizando ações de fiscalização em toda a cidade

 

Em entrevista, o secretário de Fazenda Ailton Donizete informou que o horário correto de funcionamento é até as 22h. “Alguns comerciantes entenderam que poderiam funcionar até 00:00h ou ficar aberto 24h. Estes estabelecimentos foram orientados, mas não houve multas, somente fizemos a orientação para que possam continuar abertos em conformidade com as normas municipais”, explicou.

Segundo ele, os estabelecimentos comerciais têm sido verificados diariamente, mas a principal recomendação, é de que os araguarinos continuem mantendo as medidas de segurança para evitar contágios pela covid-19. “A nossa microrregião está em situação crítica e se fosse considerar só a microrregião ou só a cidade de Araguari, estaríamos classificados na onda vermelha. É preocupante esse momento da pandemia, onde as pessoas se mostram resistentes em manter o distanciamento social e até negligenciando medidas de proteção, como assepsia e uso de máscaras ”, disse.

A macrorregião está na onda amarela e, por isso, as prefeituras têm autonomia para escolher a onda que deseja continuar. No caso de Araguari, o prefeito Marcos Coelho e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde decidiram seguir a classificação da macrorregião que libera os serviços considerados não essenciais, devido à eficiência da nossa rede de saúde no combate à pandemia. Sendo assim, o protocolo do plano Minas Consciente deve ser seguido por todos, comerciantes, empresários, prestadores de serviços e principalmente, a população.

O secretário chamou ainda a atenção para o aumento das aglomerações e festas que estão acontecendo na cidade. Cabe ressaltar que festas e eventos só serão permitidos quando o município estiver incluído na “onda verde” do plano estadual. “É como se não houvesse um vírus contagiante afetando em massa a saúde da população. Estamos com números altos de contágio na cidade”, ponderou.

Diante disso, as fiscalizações continuam normalmente e contam ainda com o apoio do 53º Batalhão de Polícia Militar. Caso os fiscais identifiquem episódios mais graves, que configurem crime, a PM é acionada para a intervenção policial e confecção do TCO (Termo circunstanciado de ocorrência) e todas as medidas cabíveis são tomadas de acordo com as situações. A prefeitura também disponibiliza um número somente para denúncias referentes à Covid-19: (34) 99158-3100, que funciona 24h por dia para ligações e mensagens via whatsapp.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: