Concessionária realiza reparos no pavimento da BR-050
sáb, 15 de agosto de 2020 14:42Da Redação
Em vários pontos da BR-050, inclusive no trecho Araguari/Uberlândia, a pavimentação asfáltica deixa muito a desejar, mesmo com os usuários da rodovia pagando tarifas de pedágio há muitos anos. A reportagem da Gazeta já alertou sobre a situação.
Recentemente, a Eco050, que administra essa importante estrada federal, iniciou as obras de reparo no pavimento do trecho mineiro da BR-050. Segundo informou, serão executadas intervenções como fresagem e recapeamento, instalação de drenos, reciclagem de base e reparo profundo. O intuito é ampliar a trafegabilidade e a segurança aos usuários, principalmente para o período chuvoso e noturno.
Junto com o asfalto tradicional, a concessionária assegurou que também usará o asfalto-borracha durante os trabalhos de recapeamento, visando a redução no risco de aquaplanagem e a melhoria da frenagem e da aderência dos veículos. O asfalto-borracha é menos suscetível à formação de ondulações em comparação ao asfalto comum, o que ajuda a evitar, por exemplo, as chamadas trilhas de rodas.
Outra vantagem do asfalto-borracha está em sua maior durabilidade, na medida em que é mais resistente aos danos causados pelo tráfego e pelas intempéries, como chuva e vento. Isso ajuda a diminuir o aparecimento de buracos e outras irregularidades que prejudicam o tráfego.
Para maior segurança de colaboradores e motoristas, sempre que necessário, faixas e acostamentos serão devidamente bloqueados e sinalizados para garantir a segurança viária. Em caso de interrupções no tráfego, o trecho será devidamente sinalizado com cones, placas indicativas, homens-bandeira e viaturas de inspeção.
Informações a respeito da execução das obras, bem com locais e horários de interdições, podem ser conferidas no site www.eco050.com.br, por meio do Twitter @eco050, através dos Painéis de Mensagem Móvel Variada (PMVs) ao longo da rodovia ou pelo 0800 940 0700.
ENTENDA O QUE SERÁ FEITO
Instalação de drenos de pavimento – Dispositivos que garantem o escoamento da água, direcionando-as para fora do leito da rodovia. Também impedem que a água existente na área externa penetre na rodovia.
Fresagem e recapeamento – Fresagem é a remoção pavimento por meio da retirada de uma ou mais camadas de asfalto. Recapeamento é o processo de repavimentação da área trabalhada.
Reciclagem de Base – Processo de restauração com reaproveitamento total ou parcial do revestimento existente.
Reparo profundo – Intervenção no pavimento asfáltico que atinge a camada de base e pode chegar até o subleito, cuja execução se faz por processo mecânico.
** Eco050
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