Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Academia de Letras e Artes de Araguari: 52 anos revelando talentos

sáb, 8 de agosto de 2020 15:17

Da Redação

A instituição vem revelando novos valores literários, talentos e artistas de todos os gêneros, de nossa cidade e de todo o país

A instituição vem revelando novos valores literários, talentos e artistas de todos os gêneros, de nossa cidade e de todo o país

A Academia de Letras e Artes de Araguari (ALAA) completou na última quinta-feira, 6, seus 52 anos de história, por meio de suas atividades literárias e artísticas. Foi em 1968 que um grupo seleto de cidadãos araguarinos se reuniu, sob a liderança do professor Abdala Mameri, para criar uma entidade que pudesse congregar jovens e adultos para incentivar as letras, inicialmente, e, posteriormente, as artes.
Esse trabalho ultrapassou as fronteiras do município e se tornou conhecido por todo o Brasil, principalmente através do Concurso Nacional de Contos e Poesias, hoje denominado Abdala Mameri, em homenagem ao professor. Passados 52 anos, indiscutivelmente, muito se deve àquele grupo de pioneiros formado por sonhadores, pensadores e idealizadores os quais sempre buscaram o melhor para a cultura da nossa terra.
Durante trinta anos, o dedicado e abnegado professor Abdala Mameri conduziu os destinos da entidade – até 28 de novembro de 1998, quando veio a falecer. Posteriormente, foram presidentes da entidade: Achiles Barbosa, Gessy Carísio de Paula, Regina Maria Duarte Mota, Therezinha Rodrigues Reis e Edmar César Alves, que se dedicaram a manter firme o propósito e o legado de Abdala Mameri. Em entrevista, a atual presidente da ALAA contou com detalhes como é fazer parte dessa história.
“Estou muito feliz por estar presidindo a Academia de Letras e Artes de Araguari, em especial, nesse momento tão delicado que estamos vivendo, pois, mais do que nunca, precisamos ser ainda mais criativos, positivos e artísticos. Cremos que, juntos, venceremos mais esse desafio, saindo dele mais unidos e fortalecidos. É muito bom poder contar com acadêmicos tão presentes e participativos em nosso sodalício”, afirmou Janice Lellis Gondim Borges.
Sobre a continuidades das atividades da Academia de Letras, Janice também destacou que a ALAA está ativa. “Mesmo distantes, a ALAA continua realizando suas reuniões e encontros festivos virtualmente. No dia 31, por exemplo, fizemos uma reunião e a pauta foi, além dos assuntos administrativos, a homenagem ao Dia do Escritor (25 de julho) e o aniversário da ALAA. Para o Dia do Escritor, a acadêmica Cleleia Porto fez a homenagem, e Gessy Carísio falou um pouco sobre o histórico da Academia, contando fatos interessantes sobre seu início”, acrescentou.
Obedecendo aos mesmos critérios da Academia Brasileira de Letras – instituição literária brasileira fundada na cidade do Rio de Janeiro, a entidade em Araguari tem atualmente suas 40 cadeiras ocupadas pelos seus respectivos titulares, atendendo às duas vertentes que compõem o sodalício: acadêmicos advindos das letras e das artes, ou seja, artistas plásticos, músicos, teatrólogos, intérpretes, enfim todos aqueles que tem colaborado expressivamente para a cultura e arte em geral.

A entidade tem suas 40 cadeiras ocupadas por acadêmicos advindos das letras e das artes

A entidade tem suas 40 cadeiras ocupadas por acadêmicos advindos das letras e das artes

 

Para finalizar, os membros relembram, ainda, todos os amigos que já passaram pela Academia: “Que possamos fortalecer nosso ânimo e a alegria de levar adiante o ideal acadêmico para que, de nossa parte, possamos igualmente deixar exemplos de fidelidade e perseverança àqueles que nos sucederem no trabalho a bem da cultura e da intelectualidade como um todo”.

Concurso
Os interessados em participar do tradicional Concurso Nacional de Contos e Poesias, promovido pela Academia de Letras e Artes de Araguari (ALAA), têm até o dia 31 de agosto para efetivar sua participação. Segundo a direção da Academia, a intenção é dar oportunidade a todos os poetas e escritores, não só de Araguari, mas de todo o Brasil. Conforme o regulamento, cada autor poderá inscrever apenas um trabalho de cada categoria – contos e poesias, que deverá ser entregue à Academia, via correios ou pessoalmente e, posteriormente, as obras serão avaliadas por duas comissões de membros da ALAA.
Nesta edição do concurso, a premiação para o primeiro colocado de cada categoria (contos e poesias) corresponde a R$ 1 mil, mais o diploma. O regulamento completo pode ser obtido por meio do facebook da Academia ou solicitado pelo do e-mail alaaraguari@gmail.com. A atual presidente, Janice, ressaltou que espera contar com a participação da comunidade estudantil de Araguari e região.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: