Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (06/08)

qui, 6 de agosto de 2020 15:03

Abertura da redação

FECHOU
O banco Itaú de Araguari fechou suas portas para realizar a desinfecção do estabelecimento, uma vez que existe a possibilidade de funcionários testarem positivo para a Covid-19.

SAÚDE
A secretaria de Saúde informou ontem que o atendimento do Centro de Referência da Covid–19, hoje e amanhã, acontecerá normalmente, no horário de 7h às 17h para pacientes com síndrome gripal (febre e mais algum sintoma respiratório como: tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, entre outros). É importante ressaltar que o atendimento é ambulatorial dos casos com sintomas leves e segue o protocolo municipal onde o paciente passa pela triagem, atendimento da enfermagem e atendimento médico. Assim sendo, não haverá testagem rápida nesse primeiro atendimento. Os testes serão realizados posteriormente, mediante agendamento de acordo com os critérios estabelecidos pelo protocolo.
ADERIU
Foi publicada ontem a adesão do município de Araguari ao Plano Minas Consciente. A proposta, criada pelo Governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Saúde (SES-MG), sugere a retomada gradual de comércio, serviços e outros setores, tendo em vista a necessidade de levar a sociedade, gradualmente, à normalidade, através de adoção de um sistema de critérios e protocolos sanitários, que garantam a segurança da população.

CUIDADOS
A secretaria de Serviços Urbanos tem sofrido para manter o trabalho de limpeza de praças, ainda mais no período da seca, que tem como características os ventos fortes, a falta de chuvas e a troca das folhas das árvores. E ainda com o período de pandemia, lanchonetes, bares e restaurantes funcionam somente com entregas no balcão e pedidos por delivery, assim muitas pessoas usam as praças para se alimentar e em muitos casos acabam deixando os lixos no local. Vamos fazer a nossa parte.

AGOSTO DECISIVO
Entramos em um mês decisivo. Também conhecido como o mês do desgosto, o mês do cachorro louco, o mês das tragédias. Em agosto de 1961, Jânio Quadros renunciava à presidência da República. Carmen Miranda morreu em agosto de 1955. Getúlio Vargas praticou suicídio em 24 de agosto de 1954. No dia 2 de agosto, Hitler se tornava líder da Alemanha. Em 6 e 9 de agosto, Hiroshima e Nagasaki foram atacadas com bombas atômicas, uma das maiores tragédias da humanidade. Portanto, é bom dar três batidas na mesa antes de continuar a ler este texto. Feito isso, lembremos que neste mês ocorrerão as convenções partidárias para escolha de candidatos a prefeito e vereador nos 5.570 municípios. Mês de definição da base governista. Mês de debate sobre reforma tributária, com uma grande pergunta no ar: vem mais imposto por aí?

SEM COLIGAÇÃO
Este ano, na área das eleições proporcionais, o princípio a ser seguido é aquele que vem da boca do povo: é tempo de murici, cada um cuide de si. Ou seja, candidato a vereador não será eleito na sombra de coligações, que poderão ainda ser feitas para a área majoritária, a dos prefeitos. Por isso, essa campanha traduzirá o país real da política. Cada partido vai medir efetivamente seu peso na balança política. Como tem sido de praxe, afora algumas praças, onde velhas rixas partidárias ainda se repetem, os nomes dos candidatos puxarão os votos. Será uma campanha nominal, com maior força dos líderes locais.

PAU QUEBROU
Um confronto entre policiais militares e ambulantes de Uberlândia foi registrado na tarde de ontem, no Centro da cidade. Um trecho da Avenida Afonso Pena foi interditado, pessoas foram detidas e a PM deu tiros com balas de borracha para dispersão. O tumulto começou na Praça Tubal Vilela, depois que uma força-tarefa da Prefeitura foi feita pela manhã para coibir aglomerações. Na ocasião, houve protesto dos ambulantes e a PM esteve no local para dar apoio e garantir a ordem. Já no início da tarde, um novo confronto foi registrado, entre as ruas Duque de Caxias e Machado de Assis, quando o trânsito precisou ser interditado. Dezenas de pessoas manifestaram a favor dos ambulantes. Imagens feitas por uma pessoa que estava no local, e não quis ser identificada, mostram a confusão. A PM informou que, quando fiscais tentaram abordar os ambulantes, três pessoas resistiram e jogaram objetos contra as guarnições, obrigando veículos a pararem na pista. Ainda conforme a polícia, os envolvidos depredaram locais públicos e incitaram a população contra os militares. Por volta das 14h30, o trânsito na avenida foi liberado e o tumulto encerrado. Tempos de pandemia… Tempo de reflexão…

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: