Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Balanço da Campanha contra a Gripe não atinge expectativa

qua, 30 de abril de 2014 00:29
Idosos fazem parte do grupo que menos adere à imunização
Dentro do grupo, os idosos são aqueles que mais precisam aderir à Campanha realizada anualmente. Foto: Divulgação

Dentro do grupo, os idosos são aqueles que mais precisam aderir à Campanha realizada anualmente. Foto: Divulgação

MEL SOARES – Começou na última terça-feira, 22, a campanha de vacinação contra a gripe em Araguari. Apesar da ampla divulgação da secretaria municipal de Saúde, a procura dos grupos prioritários, que recebem gratuitamente a vacinação não tem atingido a expectativa do departamento de Epidemiologia.

Em entrevista, a coordenadora do setor, Lúcia Hirono disse que, o dia “D” da campanha, dia nacional de mobilização, que aconteceu no último sábado, 26, teve o objetivo de atrair os grupos, oportunizando a adesão da maioria, no entanto, a expectativa não foi alcançada.

“Infelizmente, o brasileiro acaba deixando para a última hora. Tal postura acaba gerando transtornos nos últimos dias. Por isso, o nosso pedido é para que as pessoas se alertem, ou seja, se conscientizem sobre a importância da imunização, principalmente no caso dos idosos, e procure o mais rápido possível o posto de saúde próximo”, enfatiza.

Segundo ela, o número de idosos com mais de 60 anos ultrapassa 14. 500 mil. O objetivo é vacinar 80% de cada faixa etária, e até agora em relação ao número total apenas 4.116 deles estão imunizados. O balanço parcial disponibilizado por Lúcia Hirono leva em conta as vacinas aplicadas até a tarde desta segunda-feira, 28.

Todas as unidades de saúde, das 8 às 17h, incluindo a unidade no conjunto habitacional Monte Moriá, e dos distritos de Piracaíba, Amanhece e Contenda estão atendendo a demanda, que prevê imunizar 27.800 mil.

Conforme dados do Ministério da Saúde, a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonia e de 39% a 75% os índices de mortalidade por influenza.   A vacinação se estende até o dia 9, ou seja, apenas nove dias para atualizar a imunização, que deve acontecer todos os anos.

Grupos prioritários – número total e balanço parcial

– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos:  6.090 mil. O total de vacinadas é de 1.207.

– Trabalhadores da saúde, os quais assistem pacientes com problemas respiratórios, ultrapassa 2.160 mil pessoas. Conforme Lúcia Hirono, a vacinação está acontecendo por etapas. O total de imunizados é de 317.

– As gestantes chegam a 1.016 mil, 273 delas foram vacinadas. O número de mulheres com até 45 dias após o parto é menor, de 167. Mais de 50 delas receberam a imunização.

– Portadores de doenças crônicas de 5 a 59 anos 11 meses e 29 dias chegam a 3.834 mil. 830 deles foram vacinados.

A secretaria municipal de Saúde informou que ainda não recebeu as doses para encaminhar ao Presídio para vacinação de presos e funcionários. A média é de 200 detentos, entre homens e mulheres, que serão vacinados.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: