Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Pesquisadores monitoram origem e destino de cargas e passageiros na BR-050

sáb, 26 de abril de 2014 00:48
O questionário identifica a origem e destino da viagem e demais características desses deslocamentos. Foto: Gazeta do Triângulo

O questionário identifica a origem e destino da viagem e demais características desses deslocamentos.
Foto: Gazeta do Triângulo

ADRIANO SOUZA – Cerca de 200 postos da Polícia Rodoviária Federal no território nacional estão recebendo pesquisa de origem e destino sobre a movimentação de cargas e de pessoas. O mesmo acontece em Araguari, onde pesquisadores amparados pela PRF estão monitorando a BR-050.

A reportagem da Gazeta do Triângulo esteve no local e apurou que os dados servirão de base para a elaboração de um plano nacional de logística integrada, um estudo completo que irá identificar os gargalos de infraestrutura para a movimentação de cargas e passageiros e propor soluções para as demandas de transporte.

Para realizar o levantamento de dados nas rodovias, os pesquisadores utilizam questionários eletrônicos e contadores automáticos. Estão sendo utilizados dois tipos de coletas de dados: contagens volumétricas, que classificam os veículos, e questionários voltados para identificação da origem e destino da viagem, além das características desses deslocamentos.

A primeira etapa da Pesquisa Origem e Destino sobre a movimentação de cargas e pessoas está sendo monitorada diariamente por técnicos da Axiomas Brasil (Pesquisa, Consultoria e Capacitação). São várias equipes que estão se revezando em uma escala para acompanhar o recebimento dos dados enviados pelos coordenadores da pesquisa em todo o Brasil.

O questionário identifica a origem e destino da viagem e demais características desses deslocamentos. Enquanto o contador realiza a contagem volumétrica e classifica os veículos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: